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quarta-feira, 16 de abril de 2014

Black Power - C.L.R. James

Black Power

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Fonte : palestra de CLR James , em Londres , em 1967.


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Senhor Presidente, Senhoras e Senhores, Black Power. Acredito que este slogan está destinado a se tornar um dos grandes slogans políticos do nosso tempo. Claro, só o próprio tempo pode dizer isso. No entanto, quando vemos quão poderoso e impactante é este slogan, fica óbvio que ele toca os nervos muito sensíveis na consciência política do mundo de hoje. Esta noite eu não pretendo dizer-lhe que é seu dever político lutar contra a consciência racial no povo britânico; ou que você deve buscar os meios necessários para expor e acabar com as políticas racistas do atual governo Trabalhista. Se você não está fazendo isso não vejo que esta reunião irá ajudá-lo a ter uma maior atividade política. Essa não é a finalidade específica deste encontro, porém, como você deve ouvir, haverá objetivos específicos e propostas concretas. O que eu pretendo fazer esta noite é deixar claro para todos nós o que este slogan Black Power significa, o que não significa e não pode significar; e eu digo muito claramente, devemos nos livrar, de uma vez por todas, de uma grande quantidade de confusão que está surgindo, copiosamente, tanto da direita e também da esquerda. Agora vou dizer-lhe com bastante precisão o que eu pretendo fazer esta noite. O assunto é extremamente amplo, abrangendo centenas de milhões de pessoas e, portanto, no curso de um espaço de cerca de uma hora ou assim, é melhor começar por ser muito preciso sobre o que vai ser dito e o que não vai ser dito .

Mas antes de delinear, por assim dizer, as premissas em que eu vou construir, quero dizer algumas palavras sobre Stokely Carmichael: Eu acho que eu deveria dizer Stokely porque todo mundo, em todos os lugares, o chama de Stokely, que eu acho que é um fato político de alguma importância. O slogan Black Power, começando nos Estados Unidos e se espalhando de lá em outro lugar, é, sem dúvida, intimamente associado com ele e com aqueles que estão lutando com ele. Mas para nós na Grã-Bretanha o seu nome, quer gostemos ou não, significa mais do que isso. É, sem dúvida, a sua presença aqui, e o impacto que tem causado em seus discursos e suas conversas, que fizeram o slogan Black Power reverberar da maneira que ele está fazendo na Grã-Bretanha política; e até mesmo fora da Grã-Bretanha em geral. E eu quero começar por fazer uma referência especial ao Stokely que, felizmente, estou em condições de fazer. E eu faço isso porque em geral para falar em público, por escrito ( e também , em grande medida, em conversa privada), eu costumo evitar, tomar muito cuidado para evitar qualquer ênfase em uma personalidade na política.

Eu estava lendo outro dia o professor Lévi- Strauss e em um ataque muito acentuado a concepções históricas predominantes hoje, eu o vi dizer que a descrição da personalidade, ou da anedota (que muitas pessoas que conheço histórica e politicamente vivem de) foram as formas mais baixas da história. Com muita satisfação, eu concordei; Eu tenho dito isso por quase meio século. Mas, então, ele passou a colocar a personalidade política dentro de um contexto que eu pensei que era enganoso, e pareceu -me que em evitá-lo tanto quanto eu fiz, eu estava cometendo um erro, se não tanto por escrito, certamente, em discurso público. E é por isso que eu começo o que eu tenho a dizer, e vai gastar uma determinada quantidade de tempo, em uma das personalidades mais marcantes da política contemporânea. E eu estou feliz em dizer que eu não tenho que esperar até Stokely vir aqui para entender a força que ele simboliza.

Ouvi-lo falar no Canadá, na Sir George Williams University, em março deste ano. Havia cerca de mil pessoas presentes, principalmente estudantes brancos, cerca de sessenta ou setenta negros, e eu estava tão impressionado com o que ele estava dizendo e com o jeito que ele estava dizendo que (uma coisa que não acontece comigo politicamente muito frequentemente) que sentei-me imediatamente e tomei o passo incomum de escrever uma carta para ele, uma carta política. Afinal, ele era um jovem de vinte e três ou vinte e quatro anos e eu tinha idade suficiente para ser seu avô e, como eu disse, eu pensei que tinha algumas coisas a dizer-lhe o que teria utilidade para ele e, por meio dele, para o movimento que ele representava. Agora vou ler para vocês partes dessa carta :
Fiquei contente em ouvi-lo, porque eu queria saber por mim mesmo o que você tinha levantado até o auge em que você está agora. É um ponto alto e é muito raro na minha experiência ou até mesmo historicamente. Você tem apenas vinte e quatro anos e você não é apenas uma das pessoas do continente americano que é considerada, mas você é uma figura mundialmente famosa. Aos vinte e quatro anos. Esse fato é algo muito especial e parece oferecer imensas possibilidades, tanto para a causa e o avanço, ou melhor, eu deveria dizer o desenvolvimento, da personalidade. Estou profundamente consciente dos perigos de estar em tal posição em uma idade tão precoce. Proponho, portanto, nesta carta para lidar naturalmente com o movimento, pois tudo depende disso, mas também com os perigos específicos que afligem você como um líder, talvez o mais proeminente líder de hoje, deste grande movimento nos Estados Unidos .

Eu, então, explico por que, em particular, eu estava tão impressionado com ele. A carta continua:
Uma das minhas experiências mais importantes e grávidas é a minha experiência pessoal e não de caribenhos e pessoas de origem das Indias Ocidentais, que fizeram seu caminho no amplo palco da civilização ocidental. Alguns deles eu conhecia muito bem pessoalmente e outros eu estudei junto, estou muito familiarizado com o seu trabalho, e tenho sistematicamente adicionado a minha informação e conhecimento sobre ele a partir de pessoas que conheço bem. São Marcus Garvey, George Padmore, Aimé Céire, Frantz Fanon. Estes são os indianos ocidentais que têm desempenhado um papel no cenário político mundial que não está ainda devidamente compreendido pelo seu próprio povo. Uma das tarefas que eu me definir é fazer com que as pessoas entendam o que estes homens fizeram e seu significado na política mundial. Em um aspecto substancial eu sou um deles, apesar de eu não ter jogado o papel concreto que eles tenham jogado: eu digo que eu sou um deles, porque isso significa que eu entendo o tipo de muito bem. E você é um. Eu suspeitava quando eu estava lendo alguns de seus escritos e de ter ouvido você Estou absolutamente certo disso. Deixe-me brevemente afirmar ao mesmo tempo alguns dos pontos que levaram isso para casa para mim com muita força, principalmente nessa reunião.

Não precisamos ir mais longe por agora. Eu disse (que era uma carta bastante longa) que havia alguns pontos duvidosos em seu discurso que ele deve ter em mente. Eu fui mais para indicar na carta que havia deficiências graves em toda a luta dos negros nos Estados Unidos; por um lado, que não dispunha de uma base histórica e teórica sólida. E eu sugeri a ele que, se ele não viu o seu caminho para iniciar este estudo ele mesmo, deve fazer com que outros tomem -lo e o leve a sério. Uma luta tão grande e de longo alcance precisava saber onde estava, de onde tinha vindo, e onde ele estava indo.

Recebi uma resposta em que ele assumiu os pontos que eu tinha levantado e disse que reconheceu a sua importância. Isso foi em março e abril deste ano, 1967. O ano não terminou e agora ele fala com um alcance e uma profundidade e amplitude de entendimento político que me surpreende. Que o Stokely quem ouvi em março e cuja notável capacidade política e de caráter que eu reconheci (é por isso que eu escrevi a ele) em menos de um ano devem ter desenvolvido ao líder político que estamos ouvindo e vendo, isso para mim é um testemunho não apenas para ele, mas para a velocidade com que o mundo moderno está se movendo politicamente . Tenho de acrescentar que muito do que eu agora digo que eu sabia antes, mas eu nunca poderia ter dito isso da maneira que você vai ouvir, a não ser que eu tivesse sido capaz de ouvir e falar com o novo Stokely, o que Stokely temos ouvido.

Agora, Black Power. Um slogan político e um não slogan político: em vez de uma bandeira. Vemos que ao mesmo tempo o momento de olharmos para declarações anteriores que capturaram a imaginação política e nortearam a atividade de pessoas em todo o mundo durante séculos passados
até hoje. Vou tomar algumas das mais conhecidas e que nos permitirá colocar o Black Power no lugar a que pertence .

Você se lembra em meados do século XVIII a afirmação de Rousseau com a qual ele começou seu famoso livro O Contrato Social? " O homem nasceu livre e está em toda parte em cadeias." Ouvi-la novamente : "O homem nasceu livre e está em toda parte em cadeias." Ela foi escrita 200 anos atrás, e ainda hoje, nas aulas de filosofia política, em universidades de todo do mundo, em artigos e livros que são publicados diariamente, o debate gira em torno de: o que Rousseau entende quando diz que o homem nasceu livre e está em toda parte em cadeias? Algumas pessoas tiram conclusão de Rousseau que ele foi o criador do Estado totalitário, outros que ainda não atingiram o tipo de democracia que ele tinha em mente. Não é o nosso negócio esta noite chegar a uma decisão sobre isso (embora eu saiba onde estou). O ponto é que a frase tem sido uma bandeira sob a qual os homens têm lutado pela liberdade e liberdade, uma frase em que essa luta continua hoje. Sem a frase de Rousseau "O homem foi chifre livre e está em toda parte em cadeias ", o mundo seria um lugar mais pobre do que é.

Tomemos outra declaração a quase duzentos anos, a declaração de Jefferson que "Consideramos estas verdades como evidentes por si mesmas , que todos os homens são criados iguais ... que são dotados pelo Criador de certos direitos inalienáveis. . ." O início de um dos documentos mais famosos da história, a Declaração de Independência dos Estados Unidos, declarada no Congresso sobre o quatro de julho de 1776. Auto-evidente! Jefferson teve um nervo. Nada disso era "auto-evidente" em qualquer lugar. Na Grã-Bretanha, em toda a Europa, em toda a Ásia, em todo o mundo conhecido, as pessoas estavam sendo governados por reis que deveriam ter sido colocado no trono por Deus; havia nobres, aristocratas; havia o clero com direitos especiais  em todas as partes do mundo conhecido. Nos próprios Estados Unidos, houve uma massa sólida de pessoas que não acreditam que, mesmo nos Estados Unidos, todos os homens foram criados iguais. No entanto, Jefferson teve a coragem de começar o famoso documento, dizendo que isso era uma verdade que tinha que ser auto-evidente, ou seja, todo mundo pudesse ver. Na época , havia muito poucas pessoas que aceitaram. Até hoje há um grande número de pessoas que não acreditam nele. No entanto, é uma das maiores declarações políticas de todos os tempos. É uma bandeira por que e em que lutas tremendas têm sido travadas pela liberdade, pela democracia, pela liberdade democrática. Espero que você esteja me seguindo na minha opinião, que é apenas colocando-o historicamente que nós podemos começar a ver o que significa Black Power e evitar erros grosseiros e perigosos. Na verdade, não é uma palavra de ordem de todo. Pelo contrário, é uma bandeira para pessoas com certos objetivos políticos, necessidades e atitudes, uma faixa em torno do qual eles podem se juntar, uma bandeira que eu acredito que muitos milhões já hoje veem e no futuro não muito distante, vão ver, como o símbolo de uma tremenda mudança na vida e na sociedade como a conhecemos.

Deixemos agora esses slogans (prefiro pensar neles como banners) e ir diretamente para a origem e ascendência deste movimento de abalar o mundo, Booker T. Washington. Pois, sim, é com Booker T. Washington que temos de começar. Hoje o nome de Booker T. não é muitas vezes mencionado por conta do desenvolvimento das lutas negras. A maioria das pessoas muitas vezes mencionam com um certo desdém sua famosa concessão, ou posso chamá-la de sua capitulação infame de preconceito racial no sul. É parte da história do negro e da história dos Estados Unidos que Booker T., em um famoso discurso em Atlanta, Geórgia, disse ao Sul: " Em todas as coisas puramente social podemos ser tão separados quanto os cinco dedos, mesmo assim como uma mão em todas as coisas essenciais para o progresso mútuo."

Hoje devemos ser capazes de ver primeiro que Booker T. Washington enfrentou uma situação em que ele estava procurando desesperadamente por uma saída, e ele não podia ver nenhuma saída exceto capitulação. Mas Booker T. fez outra coisa. Ele disse que os negros devem preparar-se para o trabalho de artesãos e trabalhadores; todo mundo não poderia ser um estudioso ou fazer trabalho clerical qualificados; o Negro tinha que preparar-se para o trabalho manual. Mas, acrescentou Booker T., ele também deve procurar educar-se na área de humanas. Foi assim que Tuskegee, que foi o centro de educação do Negro no Sul por muitos anos, tornou-se um grande pioneiro da educação moderna, ou seja, a educação para os membros de uma comunidade moderna, a educação do corpo e da mente para o trabalho manual e intelectual. De modo que hoje o método de Booker T. Washington de educação, imposta a ele por preconceito racial, tornou-se um ideal de educação que é cada vez mais amplamente aceito como uma necessidade para o mundo em que vivemos.

Mas Booker T. também é lembrado pelo fato de que ele chamou para si um ataque devastador feito por outro grande pioneiro nas lutas Negras, o Dr. WEB Du Bois. Du Bois marcou uma grande fase na história da luta Negra, quando ele disse que os negros não podiam mais aceitar a subordinação quee Booker T. Washington havia pregado. Nela Booker T. havia construído uma base não só para si mas para um certo tipo de Negro educador e funcionário social. Dr. Du Bois declarou o direito absoluto do negro para qualquer tarefa que estava apto. E podemos ver como as mudanças da história em que, olhando para as qualificações e pontos fracos dos negros norte-americanos no seu tempo, Du Bois defendeu especificamente os negros do "décimo talentoso", que um décimo da comunidade negra, ele acreditava que já estava apta para exercer plenamente as qualificações que já tinham alcançado. Podemos ver como a história se move quando entendemos que isso, o que era uma demanda legítima por um dos grandes pioneiros da emancipação Negro, seria hoje repudiada por Stokely e todos os apoiantes do Black Power. Eles não procuram avançar reinvindicando, os direitos de um décimo da população atual Negro dos Estados Unidos. Eles dizem que é este décimo da população negra que tem sido e está sendo, dada a suas posições especiais, quem corrompe e agi como um peso morto para o desenvolvimento da grande massa do povo negro como um todo. Então, como "o décimo talentoso" nos dias de Du Bois há cinqüenta anos representou um avanço, enquanto que hoje é o principal inimigo de todos os que lutam sob a bandeira do Black Power.

Mas, se quisermos compreender adequadamente a posição avançada que Stokely Carmichael e os defensores do Black Power defendem hoje, temos apenas que ver que o Dr. Du Bois não era um homem cuja reputação descansou apenas no fato de que ele foi um dos grandes líderes de emancipação Negro. Não só os jornalistas brancos, assim, colocam ele. Tive que protestar contra como conduzem as pessoas da comunidade de cor nos Estados Unidos sobre o que falaram quando Du Bois morreu. Fico feliz em dizer que eu tinha tido a oportunidade de salientar que na organização da Associação Nacional para o Avanço das Pessoas de Cor e fundar seu periódico The Crisis, o Dr. Du Bois assumiu a liderança na tomada de os Estados Unidos e para o mundo reconhecer que o prejuizo racial não era uma mera questão de negros perseguidos, mas era um câncer que envenenou toda a civilização dos Estados Unidos. Em segundo lugar, nas Conferências Pan-Africanistas que ele organizou em todo o mundo, ele fez o primeiro passo para pessoas nos Estados Unidos e em outras partes reconhecem que a África não poderia ser deixada no estado de estagnação e exploração em que tinha entrado no século XX. Em terceiro lugar, em seu estudo sobre o tráfico de escravos americano e em seus estudos sobre a Guerra Civil , ele foi, sem dúvida, um dos historiadores mais penetrantes e eficazes de seu tempo: não há escritor historiador americano notável hoje e nos últimos 50 anos que não teve um debate enorme com a obra de Du Bois na história. De modo que em todos estes aspectos, ele era muito mais do que " um líder de nosso povo ". Em aspectos fundamentais ele era uma geração a frente do pensamento americano de seu tempo e ele é um dos grandes cidadãos dos Estados Unidos no século XX. Devemos ter esse erro em mente e não come-lo novamente como estamos a caminho de fazer em relação aos defensores do Black Power. Pensem sério nisso, por favor.

Agora, a fundamentação foi firmemente estabelecida, podemos avançar um pouco mais rápido. Em seguida na lista está Marcus Garvey, do qual precisamos dizer apenas algumas frases. Antes de Garvey milhões de africanos e pessoas de ascendência Africana simplesmente não existiam na consciência política do mundo em geral, do público em geral e dos políticos em particular. Após menos de uma década este jamaicano lhes havia colocado lá. Ele os havia colocado lá de uma maneira que eles nunca poderiam ser tirados novamente. Garvey os tinha colocado não apenas na consciência dos opressores, mas como parte integrante das mentes e objetivos da grande massa de africanos e pessoas de ascendência Africana.

Agora podemos ir ainda mais rápido. Após Garvey veio Padmore, que acrescentou uma nova dimensão. Padmore foi o criador do movimento para alcançar a independência política dos países africanos e pessoas de ascendência Africana. É por isso que ele é cada vez mais conhecido como o Pai da Emancipação Africana. Pelo determinado estágio de emancipação Africana que chegou, logo após a independência do Gana, por realmente alcançar a independência política, ou seja, regra por políticos locais e nativas em grandes áreas.

Segue-se automaticamente a ascensão e importância das atividades e escritos de Frantz Fanon. Devemos ver Fanon como o ativista político e escritor que está dizendo que agora temos realmente a independência alcançada temos que lutar não só contra o velho imperialismo rastejando de volta: temos de manter uma desesperada luta total contra os líderes nativos que lutaram pela independência. Muitos não representam o movimento para a frente dos povos subdesenvolvidos para uma nova fase de progresso econômico e político. Diz Fanon: após a independência aqueles se tornam o inimigo. Nós não vemos Fanon corretamente se não vê-lo como uma evolução natural depois do que Padmore representou, e Padmore como o cenário político da grande avenida aberta por Du Bois e Marcus Garvey.

Só agora é que somos capazes de ver o que representam Stokely e os defensores do Black Power. Eles ficam no ombro dos seus antepassados. Eu não mencionei todos. Por exemplo, eu tive que deixar de fora Aim6 C6saire, o homem da Negritude, e eu tive que deixar de fora Malcolm X , o grande lutador cujas potencialidades estavam crescendo tão rápido que seus adversários tiveram que se livrar dele por homicídio simples. Então, é agora que podemos ver o que representam Stokely eo conceito de Black Power.

Stokely e os defensores do Black Power ficaram sobre os ombros de tudo o que se passou antes. Para muitas pessoas aqui na Inglaterra, e, infelizmente, as pessoas nos Estados Unidos também (você se lembra que eu tinha mencionado isso na minha carta para Stokely), muitas pessoas vêem o Black Power e seus defensores como uma espécie de presságio, uma aparição repentina, como algumas erupção racista das profundezas da opressão preta e atraso preto. Não é nada disso. Ele representa o pico do pensamento sobre a questão do negro, que já se arrasta há mais de meio século. Temos que saber disso, e temos que estar certo que outras pessoas saberão.

Agora, como em qualquer manifestação política em escala mundial, não está envolvido só um princípio geral. Tanto quanto qualquer país em particular está em causa, temos que vê-lo não apenas no seu geral, mas na sua aplicação particular. Agora você percebe que Booker T. Washington era do sul dos Estados Unidos. W.E.B. Du Bois era do Sul e do Norte, em todos os lugares, e no mundo exterior: a mente dele era uma mente universal. Mas os índios ocidentais, Garvey, Césaire , Padmore e Fanon, todos trabalharam no exterior, longe de casa , e muito do seu trabalho, na verdade, a maior parte dele, estava preocupado com a África . E aproveitando essa imensa experiência política que tem sido acumulada, e o estágio avançado da sociedade americana, vemos que é nos Estados Unidos que a luta dos negros tem avançado e agora é levada para o pico mais alto que nunca chegou. Por nota que, enquanto os outros concentrados em África e os povos de ascendência Africana, na voz de Stokely podemos ouvir que eles estão lançando as bases de uma luta à morte para que os negros acreditam nos seus direitos.

Eles estenderam, ainda, a luta para o que chamam de Terceiro Mundo. Por essa frase, o Terceiro Mundo, eles abraçam o que é hoje a maior parte da humanidade. Há pessoas que dizem que o Stokely ouviram na Inglaterra aqui, e o Stokely que leram, é racista. A falsidade, ou se não a falsidade, a desonestidade, pode ser facilmente exposta. Vocês todos tem ouvido dizer que, tanto quanto ele está preocupado Tshombe é um homem branco. Ele pode até ser preto na sua pele, ele é o servo do que Malcolm X chama da estrutura de poder branco. Ele nos diz especificamente que o conceito de Terceiro Mundo inclui a população da América Latina. Ele diz especificamente que eles não são, na maioria de cor, mas ele inclui-los no Terceiro Mundo. Como alguém pode chamar isso de racismo, exceto por ignorância ou malícia? E ele abraça o conceito de Terceiro Mundo sob o lema Black Power porque os negros são os que sofreram mais longa e dos crimes do imperialismo.

Além disso, há condições especiais nos Estados Unidos para as quais eu agora quero chamar a sua atenção. Primeiro, existem distritos do Sul, onde os negros são impedidos de exercer os direitos elementares da democracia parlamentar pelas armas que os racistas brancos mantêm apontada para suas cabeças. Os defensores do Black Power dizer que eles pretendem (se necessário, o uso de armas) para restaurar aos negros nessas áreas o poder político que é deles por direito. Em segundo lugar, eles dizem o que tem sido notado e comentado, nos Estados Unidos, que, como os brancos se mudaram para os subúrbios, os centros de todas as grandes cidades dos Estados Unidos estão cada vez mais povoada por maiorias negras. Esta é uma fonte de poder que se propõem a organizar e usar como posições-chave na luta pelos direitos dos negros nos Estados Unidos como um todo. Observe e anote bem como qual é o preciso uso concreto do termo Black Power. E, finalmente, para o povo negro nos Estados Unidos não são um povo de área colonial; eles são americanos, que é, em muitos aspectos, o país mais avançado do mundo. O tipo de impacto que os negros estão fazendo é devido ao fato de que eles constituem uma vanguarda não só para o Terceiro Mundo, mas também constituem essa seção dos Estados Unidos que é politicamente mais avançado.

Então, por enquanto, é o que nós sabemos. Eu espero que nós tenhamos conhecido. Isso é o que significa Black Power, e quando consideramos que essa bandeira está avançando e segurada no alto, e do tipo de pessoas que estão transportando, podemos reconhecer que é uma bandeira que veio para ficar , uma bandeira que no séc. XX será necessária nos grandes esforços que terão para superar a crise que a dominação imperialista impôs sobre o mundo inteiro. Não só sobre o Terceiro mundo.

Até agora, tenho lidado com o que sabemos ou o que deveriamos saber. Ou seja, eu agora vou informá-lo, a resposta para a primeira das três perguntas famosas feitas por Kant : "O que eu sei? " A segunda pergunta é: " O que eu devo fazer?", E aqui eu vou tomar a liberdade de lembrar você de outra advertência profunda por um filósofo famoso: a cada determinação é negação. Ou seja : toda vez que você fizer alguma coisa, toda vez que você determinar alguma coisa, você não faz outra coisa. Isso é muito importante para nós aqui . As coisas que eu acredito que devemos fazer são muito em oposição às coisas que não deveriamos fazer. Elas são, gostaria de sugerir , em número de dois.

Número um, apoiarmos os lutadores pelos direitos dos negros e Black Power nos Estados Unidos. Isso significa que nós não devemos pedir desculpas ou tentar explicar, particularmente para os britânicos (e , em particular, para os marxistas britânicos), ou dar qualquer justificação ou desculpas para o que constitui a luta nos Estados Unidos pode demorar .

Estamos ha mais de cem anos desde a abolição da escravatura. Os povo negro nos Estados Unidos têm tomado muito e eles chegaram a uma fase em que eles decidiram que não vão ter mais nada. Quem somos nós para ficar aqui, ou melhor, para julgar sobre o que eles decidem fazer ou o que eles decidem não fazer? Eu quero levar em particular o Sr. Rap Brown, que faz com as declarações mais desafiantes. Ele está preparado para desafiar o preconceito racial americano até o limite máximo de sua força e da força dos negros que irão segui-lo. Quem somos nós para dizer: "Sim, você tem direito de dizer isso, mas não quer dizer que; você tem direito a fazer isso, mas não fazer isso" ? Se conhecermos a realidade de opressão Negro nos EUA (e se não o fizermos devemos manter nossas bocas fechadas até nós), então devemos nos guiar por uma expressão das Índias Ocidentais, que eu recomendo a você: o que ele faz, ele faz bem. Deixe-me repetir: o que os negros norte-americanos fazem é, na medida em que estão em causa, bem feito. Eles vão ter suas chances, eles vão arriscar a sua liberdade, eles arriscam suas vidas se for necessário. As decisões são deles .

Uma palavra mais sobre Rap Brown. Se ele é o que "eles" chamam de racista, ou se ele não é um, não me interessa a todos. Estou interessado em Rap Brown como um líder político. E eu sei o Rap Brown está fazendo. Ele não é um Garveyniano: a doutrina de Garvey era adequado para seu tempo. O que Brown está a fazer é a seguinte: ele está tomando cuidado para que a rejeição total da cidadania de segunda classe, a obstinação, a determinação de lutar até a morte, se necessário, que hoje permeia o movimento negro, não vai ser corrompida, alterada, ou de qualquer forma torcida de seu propósito abrangente por brancos benfeitores e simpatizantes dos quais os Estados Unidos está cheio. Mesmo quando os brancos vão até o Sul para enfrentar golpes e balas da polícia sul e gangsters, o movimento Negro descobre que eles causam dificuldades que impedem a luta. Se você quer saber os fatos sobre isso, você terá que ir e olhar para ele no número da revista Ebony Negro agosto 1967. Lá eles são apresentados na íntegra. E lá você vai ver certas seções do movimento declarar que eles não querem que as pessoas brancas em suas organizações. Não é racismo, é política, e a rapidez com que são a política de aprendizagem é provado pela solução magistral deste problema que eles chegaram. Eles dizem que para os brancos que querem lutar, "Congratulamo-nos com a adição de suas forças para a luta. Mas lá em cima no Norte, em sua própria cidade, há áreas em que a um negro não é permitido ter uma casa própria ou mesmo alugar. Há uma oportunidade para lutar contra o preconceito racial americano. Você quer lutar? Vá até lá e lute lá. Podemos gerenciar até aqui sem você."

Não, isso não é racismo. O racismo está em declínio nos Estados Unidos. Sim, em declínio. Anos atrás você costumava ter pessoas brancas que lutam contra os negros . Não hoje. Stokely insiste e toda a violência aponta para o fato de que o que está ocorrendo na cidade norte-americana depois de cidade americana é que são as pessoas negras que lutam contra a polícia. Em outras palavras, eles estão desafiando um inimigo antigo, que é uma ala do poder do Estado. Isso não é racismo. Essa é a política revolucionária.

Eles vão decidir e nós apoiamos. Mas se fizermos isso nós não fazemos outra coisa. Nós não vamos sair por aí procurando explicar o que eles têm feito, ou para provar que eles não são bons marxistas em que eles não estão à espera para o proletariado americano a se mover. Sabemos que a primeira coisa que devemos fazer, e que nos diz o que não fazer.

A segunda coisa é que nós não devemos perder nenhuma oportunidade de fazer o público britânico e ao público em geral saber que nós consideramos que a vida ea segurança de Stokely Carmichael corre perigo nos Estados Unidos. Um número de pessoas aqui, e em todo o mundo, percebe que a forma simples para os racistas nos Estados Unidos (ou os homens de paz , a paz a qualquer preço) é matá-lo fora de mão. Eles fizeram isso com Malcolm X , e hoje o progresso da luta, construinda sobre o que Malcolm X começou, faz Stokely uma pessoa que é um perigo mortal para aqueles que desejam preservar o antigo modo de vida dos Estados Unidos. Temos que fazer com que não só as pessoas nos Estados Unidos saibam o que pensamos, mas temos que deixar com que as pessoas saibam, e compreendam, que Stokety não é uma pessoa que pode ser baleado por racistas no gatilho, ou por pensadores profundos que acreditamos que o melhor homem negro é um homem negro morto. Vamos, portanto, aos amigos pessoais e conhecidos, para os sindicatos, para os partidos políticos a que pertencemos, dizer -lhes que é seu dever registar, por deliberação e movimento, os medos que todos temos com a segurança de Stokely; e assim que os dos Estados Unidos, que querem matá-lo perceber que tal ação fará com que a opinião pública sobre a questão mundial, não só a atitude dos Estados Unidos para as raças de cor, mas a atitude americana para a democracia elementar e respeito ao ser humano pessoa. Não podemos fazer melhor do que tomar nota do que Fidel Castro disse que a segurança de Stokely no encerramento da Conferência de OLAS :
E o nosso povo admira Stokely pelas declarações corajosas que ele fez na Conferência OLAS, porque sabemos que é preciso coragem para fazer isso, porque sabemos o que isso significa, para fazer tais declarações quando você está retornando a uma sociedade que aplica os procedimentos mais cruéis e brutais de repressão, que constantemente pratica os piores crimes contra o setor Negro da população, e nós sabemos o ódio que suas declarações despertará entre os opressores.

E por esta razão, acreditamos que os movimentos revolucionários em todo o mundo devem dar o máximo apoio Stokely como proteção contra a repressão dos imperialistas, de tal forma que todo mundo vai saber que qualquer crime cometido contra esse líder terá sérias repercussões em toda a o mundo . E a nossa solidariedade pode ajudar a proteger a vida de Stokely .

Castro é um revolucionário, um dos maiores revolucionários que a história já conheceu, mas o sentimento de que ele expressa, você pode participar e agir em cima, mesmo que você seja um liberal ou, não é impossível, um conservador. E nós na Grã-Bretanha temos uma tarefa especial a cumprir no que diz respeito ao papel que Stokely está jogando. Eu quero ler para você uma peça notável da literatura histórica que, apesar de escrito há quase 200 anos atrás, nunca tão oportuna como é hoje.
Em uma proclamação pelo rei da Inglaterra para suprimir a rebelião e sedição. Ele diz o seguinte :
Considerando que muitos dos nossos assuntos em diversas partes de nossas colônias e plantações na América do Norte,  estão sendo enganados por perigosos e nocivos designers, que esqueceram o compromisso que eles tem com o poder que tem protegido e apoiado eles; após vários atos desordenados cometidos na perturbação da paz pública, para a obstrução do comércio lícito e para a opressão de nossos súditos leais continuar a mesma; têm por finalidade começar uma rebelião declarada, por si só de forma hostil, para suportar a execução da lei, e traiçoeiramente preparando, ordenando e levantando a guerra contra nós: E que, não há razão para apreender que tal rebelião foi muito promovida e incentivada pela correspondência traidora, conselhos e confronto de pessoas más e desesperadas dentro deste reino: Por fim, portanto, que nenhum dos nossos assuntos podem negligenciar ou violar o seu dever por desconhecimento dos mesmos, ou através de qualquer dúvida de que a proteção da lei vai dar ao luxo de sua lealdade e zelo, temos pensado em forma, por e com o conselho do nosso Conselho Privado, a emissão de nossa proclamação real, vem a público declarar que não só todos os nossos Diretores, civis e militares, são obrigados a exercer maiores esforços para suprimir tal rebelião, e para trazer os traidores à justiça, mas que todos os nossos súditos deste reino, e os que pertençam aos nosso domínios, são obrigados por lei a estar ajudando e auxiliando na supressão de tal rebelião, e para divulgar e dar a conhecimento a todas as conspirações traiçoeiras e tentativas contra nós, a nossa coroa e dignidade; e estarmos estritamente em conformidade para cobrar e comandar todos os nossos Diretores, assim como civis militares, e todos os outros nossos súditos obedientes e leais, para usar seus maiores esforços para resistir e reprimir tal rebelião, e de divulgar e dar a conhecer todas as traições e conspirações traiçoeiras que saberão estar contra nós, a nossa coroa e dignidade. e para o efeito, que transmitem a uma de nossas principais Secretários de Estado, ou outro funcionário adequado, devido e informações completas de todas as pessoas que porventura encontradas transportando correspondência, ou de qualquer maneira ou grau tiver cumplices das pessoas de braços abertos com rebelião contra nosso Governo, dentro de qualquer uma de nossas colônias e plantações na América do Norte, devem levar a punições condizente com os autores, autores, e cúmplices de tais projetos traidores .

Dado em nosso Tribunal, de São Tiago, dia vinte e três de agosto de 1775 , no décimo quinto ano do nosso reinado.

Viva o rei .


Agora a coisa curiosa sobre essa parte é que ele tinha em mente George Washington, Jefferson e outros, como os homens que estavam sendo rebeldes e sediciosos. Hoje, no entanto, a mesma proclamação pode ser assinado por Harold Wilson, do Partido Trabalhista primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Proibindo Stokely Carmichael de reegressar na Grã-Bretanha, ele está agindo no espírito idêntico ao que George III emitiu esta proclamação, e ajudou o povo dos Estados Unidos para a independência. E com Harold Wilson, temos de vincular outro primeiro-ministro, Erie Williams de Trinidad e Tobago. Em vez de estar orgulhosos de que Trinidad e Tobago foi o berço de tão ilustre cidadão de nossa idade, Williams apressou-se a seguir os passos de George III e Harold Wilson, e declarou presença de Stokely no país em que ele era ponta indesejável. Para Williams Sem dúvida que é.

Temos vivido para ver uma estátua de George Washington , no coração de Londres.

A história se move muito rápido nos dias de hoje, e podemos ainda viver para ver Stokely, não só acolhido na Grã-Bretanha, mas tendo a honra de uma estátua pública. Isso, tenho certeza, não é tão extravagante como alguns de vocês podem pensar. Lembre-se: a história se move muito rápido nos dias de hoje e pode rapidamente deixar o maçante para trás. Duvido que ouviremos de Stokely se casar com uma filha ou qualquer relação entre o Secretário de Estado (e , em qualquer caso , que é o negócio da Stokely , não nosso). Mas uma coisa eu posso dizer com confiança, que hoje, mais da metade do mundo, Stokely , não como filho dede ninguém, mas como o Secretário de Estado para os Estados Unidos, seria mais positivo do que o cavalheiro que hoje enche obscuramente que A posição elevada.

Agora chegamos à última pergunta de Kant. O primeiro, você se lembra, foi a seguinte: o que eu sei? Segundo: o que devo fazer ? E agora, em terceiro lugar: o que posso esperar ? E aqui eu tenho que lidar com uma experiência pessoal que vou compartilhar com você. Dispensável será dizer, é completamente político. Eu fui para os EUA a partir de Inglaterra, em 1938, e encontrou-me em uma confusão rara, como o que uma política marxista deveria fazer sobre a questão negra. O que para eles, como os marxistas, era uma situação social difícil ficou ainda mais complicada pelo fato de que os stalinistas durante anos estava pregando que o marxismo exigia a defesa de um Estado independente Negro dentro dos limites de os EUA. E o movimento trotskista de cima para baixo, em casa e no exterior, simplesmente não sabia onde ele estava em relação a esta questão fundamental para um partido socialista em os EUA. Eu não tinha dificuldade alguma em dizer-lhes o que eu tinha certeza que era a política correta. E isso eu não sabia , porque eu era um negro, não porque eu tenho estudado de perto a situação em os EUA. Não. Desde o início eu apresentei o que eu concebo para ser uma política leninista muito simples e direta.

Eu tinha estudado Lenin , a fim de escrever O jacobinos Negros, a análise de uma revolução pela a autodeterminação em um território colonial. Eu tinha estudado Lenin para ser capaz de escrever meu livro sobre a Revolução Mundial. Eu tinha estudado Lenin para ser capaz de tomar parte com George Padmore em sua organização, que trabalhou para a independência de todos os territórios coloniais , mas particularmente os territórios de África. Por isso, estava em uma posição desde o início de minha posição e indicá-la em uma discussão que alguns de nós tivemos com Trotsky sobre a questão negra de 1939.

A posição foi esta: a luta independente do povo negro por seus direitos democráticos e de igualdade com o resto da nação americana não apenas tinha que ser defendida e defendida pelo movimento marxista. O movimento marxista tinha que entender que tais lutas independentes são um fator que contribui para a revolução socialista . Deixe-me reiterar que, como grosseiramente possível: os negros americanos na luta por seus direitos democráticos estavam fazendo e somando de forma indispensável para a luta pelo socialismo em os EUA. Tenho que enfatizar isso porque ele não era apenas um esclarecimento na escuridão do movimento trotskista na luta dos negros em 1938-39. Hoje, 1967, acho aqui na Grã-Bretanha uma confusão tão grande como eu encontrei em os EUA em 1938, e em nenhum lugar mais do que entre os marxistas.

Agora vou citar para você um declaração feita por Lênin em que ele afirma a base de seu argumento. Seu programa político real que você vai encontrar nas resoluções que apresentou ao II Congresso da III Internacional sobre a questão da auto- determinação, e em que a resolução especificamente você vai achar que ele menciona os negros nos EUA. Mas o argumento básico que foi a base da política de Lênin é afirmado muitas vezes nos debates que ele exercia antes de 1917 sobre o direito das nações à autodeterminação, e eu vou citar particularmente a partir de suas observações afiadas sobre a rebelião irlandesa de 1916:
Imaginar que a revolução social é concebível sem revoltas feitas por pequenas nações nas colônias e na Europa, sem explosões revolucionárias de uma parte da pequena burguesia com todos os seus preconceitos, sem o movimento de massas proletárias e semi- proletárias sem consciência de classe contra a opressão dos latifundiários, a igreja, a monarquia, as nações estrangeiras, etc... para imaginar que em um só lugar um exército vai se alinhar e dizer: " nós somos para o socialismo", e em outro lugar outro exército dizer: " nós somos para o imperialismo ", e que esta será a revolução social, somente aqueles que têm uma opinião tão ridiculamente pedante podem difamar a rebelião irlandesa, chamando -a de " golpe ".

Lenin está muito irritado e, embora muitas vezes muito incisivo , não fica muitas vezes muito irritado . Ele explica como a revolução russa de 1905 foi :
A revolução russa de 1905 foi uma revolução democrático-burguesa . Ela consistia de uma série de batalhas em que todas as classes descontentes , grupos e os elementos da população participaram. Entre estes, havia massas imbuídas dos preconceitos mais cruéis, com os objectivos mais vagos e mais fantásticos de luta; havia pequenos grupos que aceitaram dinheiro japonês, havia especuladores e aventureiros, etc Objetivamente, o movimento de massas quebrou a parte de trás do czarismo e abriu o caminho para a democracia. por essa razão, os trabalhadores conscientes levaram.

Agora é necessário continuar em frente com Lenin, porque ele me parece ter tido alguma experiência, algum sentimento, de que as pessoas não entendem o que a revolução socialista era. E esta é uma de suas passagens mais agudas. Dou a você em cheio para que possa ver o quão forte ele se sente sobre o que é para ele um componente vital da frase, mas a maneira em que sublinhou o que considerou absolutamente necessário para a compreensão do que uma revolução socialista foi:
A revolução socialista na Europa não pode ser outra coisa do que uma explosão de luta de massas por parte de todos os elementos oprimidos e descontentes. Seções da pequena burguesia e dos trabalhadores atrasados​​, inevitavelmente, participarão dele - sem essa participação, a luta de massas é impossível, sem que nenhuma revolução é possível - e assim como, inevitavelmente, eles vão trazer para o movimento de seus preconceitos, suas fantasias reacionárias, a sua fraquezas e erros. Mas objetivamente eles vão atacar o capital, e a vanguarda consciente de classe da revolução, o proletariado avançado, expressando esse verdadeiro objetivo, uma luta massa heterogênea e discordante, heterogéneo e exteriormente incoesa, será capaz de unir e dirigi-la, para captar energia, para aproveitar os bancos, para expropriar os trusts (odiados por todos , embora por razões diferentes) e introduzir outras medidas ditatoriais que em sua totalidade equivalerá à derrubada da burguesia e a vitória do socialismo, que, no entanto, não tem por imediatamente "limpeza " em si de escória pequeno-burgusa.

Agora, o momento  que Trotsky concordou que a luta dos negros independente por seus direitos democráticos fazia parte do caminho para a revolução social, o movimento trotskista aceitou. Eles aceitaram isso, mas eu não acho que eles realmente entenderam isso.
De qualquer forma, em 1951, meus amigos e eu quebramos em caráter irrevogável e fundamentalmente com as premissas do trotskismo, e marxistas independentes, que defenderam essa política, essa política leninista, sobre a questão do negro, e acreditamos que, de qualquer modo, compreendemos esta pergunta exaustivamente. Nós não sabíamos o que estava contido nessa política. Comecei por dizer que no início deste ano eu escutei Stokely Carmichael e fiquei imediatamente impressionado com o enorme potencial revolucionário que foi muito claro para mim. Mas eu não tinha idéia de que antes do final do ano eu ouviria dele o seguinte :
Nós falamos com vocês, camaradas, porque queremos deixar claro que entendemos que nossos destinos estão interligados. Nosso mundo só pode ser o terceiro mundo; nossa única luta para o terceiro mundo; nossa única visão, do terceiro mundo.

Stokely fala na Conferência OLAS , e o movimento negro em os EUA, sendo o que é, ele deixa bem claro que este movimento se vê como uma parte do Terceiro Mundo. Mas antes de muito tempo, ele diz o que eu sabia que era sempre inerente em seus pensamentos, se não sempre totalmente claro em suas palavras. Desejo-lhe a apreciar a gravidade e o peso que um homem que fala como Stokely tem falado que deve dar para as seguintes palavras :
Mas nós não procuramos criar comunidades onde , no lugar de regras dos brancos, negros governantes controlem a vida de massas negras e onde o dinheiro preto vai para alguns bolsos pretos: queremos vê-lo ir para o bolso comum . A sociedade que buscamos construir entre os negros não é uma sociedade capitalista opressora - para o capitalismo por sua própria natureza não pode criar estruturas livres da exploração. Estamos lutando para a redistribuição da riqueza e para o fim da propriedade privada dentro dos Estados Unidos .

Na minha opinião e de muitos dos meus amigos uma voz mais clara ou mais forte para o socialismo nunca foi levantada nos EUA. É óbvio que, para ele, como ele é baseado em lutar por um futuro de liberdade para o povo negro dos EUA, a sociedade socialista não é uma esperança, não o que podemos esperar, mas uma necessidade irresistível. O que ele ou qualquer outro líder negro pode dizer amanhã, eu não sei. Mas tenho acompanhado bem de perto a carreira deste jovem, e deixo-vos com esta concepção filosófica muito baseado profundamente da personalidade política. Ele está muito longe, em uma posição muito difícil, e eu tenho certeza que há pessoas em seu próprio campo, que estão em dúvida das posições que ele está tomando, mas acredito que o seu futuro e o futuro das políticas que ele agora está defendendo faz não depender dele como um indivíduo. Ela depende das ações e reações das pessoas em torno dele e, em grau significativo, não só sobre o que vocês que estão me ouvindo podem esperar, mas também sobre o que você faz.

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