Também é um negro revolucionário? Entre em contato, vamos fortalecer a nossa luta! - marceladepalmares@gmail.com

terça-feira, 25 de março de 2014

Que tipo de líder os negros devem seguir? - C.L.R. James

C.L.R James
( 02 de setembro de 1940 )
____________________________________

Luta do Negro , Ação Trabalhista , vol. 4 No. 21, 02 de setembro de 1940 , p. 4 .
Transcrito e marcado por Einde O'Callaghan para Internet Archive os marxistas " .

de: www.marxists.org

___________________________________________

  

  Joe Louis, o deputado Mitchell e Leon Trotsky: estes três nomes parecem ter pouco em comum, exceto o fato de serem bem conhecidos para a maioria dos negros. Joe Louis, um boxeadors mundialmente famoso do qual os negros são justamente orgulhosos. O deputado Mitchell, o único negro no Congresso. Trotsky, grande revolucionário, um dos maiores homens da modernidade ou de qualquer outro tempo, recentemente nas notícias [sobre] contaram de seu assassinato covarde por Stalin - Stalin, que quer destruir tudo o que resta da Revolução de Outubro na Rússia, a fim de encobrir e disfarçar sua própria traição de tudo o que a revolução representava. Qual é a ligação entre esses três ?


   Dois são marionetes para o imperialismo
   Na semana passada vimos como o deputado Mitchell praticamente expulsou de seu gabinete alguns negros que vieram para protestar contra o serviço militar obrigatório. Mitchell, com seu gordo salário e privilégios, encontra na América de Roosevelt um bom lugar e está pronto para conduzir a juventude negra para o exército. Agora vem Joe Louis. Ele disse a um repórter na semana passada que ele está pronto para lutar por seu país . Diz Joe: " Olhe o que este país fez por mim. Ele me deu uma chance de ganhar o título dos pesos pesados
... Tio Sam pode certamente contar comigo para fazer a minha parte para o meu país se algum exército estrangeiro tenta invadi-lo . Porque eu sou grato".

   Joe, você vê, tem algo a defender . Ele recebe a sua parte das colheitas. Assim, ele se alinha politicamente com Roosevelt, e todos aqueles que estão empenhados em conduzir o país à guerra. O que vai acontecer é que, quando a guerra se aproximar, ou realmente começar, Joe vai estar vestido com um uniforme , titulado, o capitão Louis, e circulará para ajudar a chicotear os negros para entrarem na linha. A ele, ao deputado Mitchell e a alguns outros, será dada a tarefa de incentivar os explorados, oprimidos, humilhados, negros famintos,  a morrerem por uma democracia que eles nunca tiveram, e nunca terão sob o capitalismo. Estes são os " negros de destaque", os " líderes de seu povo", etc marionetes para o imperialismo. Isso é o que eles são.

    O Terceiro - Um Lutador pela Liberdade
    Compare outro tipo de líder - Leon Trotsky. Trotsky foi um dos homens mais talentosos que já viveram. Como pensador, como orador, como organizador, como escritor, ele tinha capacidade que o teria levado para o sucesso em qualquer caminhada da vida. Ele tinha energia suficiente para cinco homens. A menor de suas conquistas é estupenda. Mas no início da vida, ele decidiu que o sua profissão seria com os trabalhadores e os camponeses pobres do mundo, pela sua emancipação da escravidão capitalista, pelo socialismo. Ele começou a organizar os trabalhadores, foi preso, fugiu e viveu no exterior, no exílio, um refugiado de país para país. Em 1905, a primeira revolução eclodiu na Rússia. Trotsky voltou, tornou-se um de seus líderes, e quando a revolução fracassou foi preso e enviado para a Sibéria. Ele escapou mais uma vez e tornou a viver a dura vida de um refugiado . Quando a guerra de 1914 eclodiu ele a expões como uma guerra pela pilhagem imperialista e foi forçado a voar da Europa e refugiar-se nos Estados Unidos, ele voltou para a Rússia em 1917, ajudou Lenin a derrubar a tirania czarista e se tornou um dos mais poderosos homens no mundo. Mas assim que ele sentiu que Stalin estava começando a oprimir os trabalhadores e camponeses da Rússia, começou a lutar contra ele. Ele perdeu seus cargos no governo, tornou-se mais uma vez um refugiado solitário, foi perseguido de país em país , muitas vezes ele não tinha nem o que comer, não conseguia encontrar um lugar para ficar. Mas preso aos seus princípios, sempre pregou o que poderia ajudar os trabalhadores e camponeses do mundo, e foi finalmente assassinado por suas crenças e sua obra. Quando os trabalhadores eram poderosos na Rússia, Trotsky tinha grande poder, quando eles caíram, Trotsky caiu.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário