(Junho de 1939)
Originalmente
publicado em Boletim Interno dos Trabalhadores do Partido
Socialista, n º 9, de junho de 1939.
Republicado em Scott McLemee (ed.), CLR James sobre a "questão negra", Jackson (Miss.) 1996, pp. 3-14.
Transcrito por Daniel Gaido.
Marcado upby Einde O'Callaghan para Internet Archive os marxistas '.
Republicado em Scott McLemee (ed.), CLR James sobre a "questão negra", Jackson (Miss.) 1996, pp. 3-14.
Transcrito por Daniel Gaido.
Marcado upby Einde O'Callaghan para Internet Archive os marxistas '.
De: http://www.marxists.org/archive/james-clr/works/1939/06/preliminary.html
Eu
Os 14 ou 15 milhões de
negros nos EUA representam potencialmente a parte mais militante da população. A exploração
econômica e as mais cruéis formas de discriminação racial fizeram desta
radicalização inevitável. Temos também uma prova histórica, pela primeira vez no papel
desempenhado pelos negros na Guerra Civil e na resposta a Marcus Garvey. Superficialmente,
o Negro aceita, mas que a aceitação não vai muito fundo. É,
essencialmente, dissimulação e um sentimento de impotência, a armadura de
proteção antigo do escravo. Tem sido afirmado que o PC na organização dos negros no Sul tem como
resposta que ele tinha que limitar a luta. O motivo foi que, devido ao número de negros e junto
a uma raridade de brancos, o resultado em breve seria uma guerra racial entre
os trabalhadores do Sul e meeiros.
II
O negro responde não só
às questões nacionais, mas internacionais. Afirma-se que durante a crise da Etiópia, milhares
de negros estavam prontos para ir para à Etiópia como combatentes e
enfermeiros. Uma vez que o problema nas Índias Ocidentais, jamaicanos, em Nova York
formaram a "Jamaica Progressive Association". Eles elaboraram um memorando exigindo uma constituição democrática para
as Índias Ocidentais, enviaram um delegado para reunir-se com a Comissão Real e
visitar o Panamá e Colon para organizar
a adesão à associação.
III
Finalmente, fui
informado de que hoje um novo espírito está se movendo entre os negros no
Harlem e em outros lugares. Pessoas que conheciam o Harlem Negro há quinze anos e veem hoje seu
estado dizem que a mudança é incrível. A imprensa negra hoje, pobre como é, é um imenso
avanço sobre o que era há cinco anos. The Pittsburgh Courier, com uma
tiragem de mais de 100.000 por semana, embora um jornal burguês, amargamente ataca
a administração Roosevelt por sua incapacidade de lidar com a questão negra. A geração
mais jovem, em especial, visa a igualdade, não serem discriminados simplesmente
porque são pretos. Para resumir, em seguida,
a.
O negro representa,
potencialmente, a parte mais revolucionária da população.
b.
Ele está pronto para
responder a liderança militante.
c.
Ele vai responder a
situações políticas no exterior que lhe digam respeito.
d.
Ele é hoje mais
militante do que nunca.
IV
O movimento da Quarta
Internacional tem negligenciado a questão do negro quase completamente. Se até mesmo
o Partido pessoal não seja do tipo que faz um trabalho ativo entre as massas
negras, a questão negra como parte integrante da revolução norte-americana já
não pode ser negligenciada.O Negro ajudou materialmente a vencer a Guerra Civil
e ele pode fazer a diferença entre sucesso e fracasso em qualquer situação
revolucionária.Um seção de Negros de algum tipo deve ser organizada (que
consista, se preciso for, inteiramente de brancos), que tratará de forma tão exaustiva
a questão negra como o Departamento Sindical lida com as questões do Sindicato. Se o partido
acha a questão suficientemente
importante isso será feito. Os membros e simpatizantes do Partido devem ser educados para a
importância da questão negra. Esta não é uma questão de não haver negros no Partido. Não tem
absolutamente nada a ver com isso. Este trabalho pode começar imediatamente. A questão
principal, no entanto, de organizar ou ajudar a organizar as massas negras, é
uma das enormes dificuldades para um partido como o SWP. As principais
razões para isso são, claro, a discriminação contra o negro na indústria por capitalistas e trabalhadores, o chauvinismo
dos trabalhadores brancos, e o atraso político do movimento norte-americano. Cada uma
destas são causas fundamentais inerentes à estrutura econômica e social do
país.
Mas a já difícil
situação foi complicada pelo papel fúnebre do PC, especialmente durante os
últimos anos. Afirma-se, e há todos os motivos para acreditar, que as possibilidades
de uma aproximação entre negros e brancos em base à classe trabalhadora hoje é
pior do que era há dez anos. A PC perdeu 1.579 ou 79% de seus membros negros durante o último ano, só
no Estado de Nova York. Desde aquela época, não ocorreu a cisão da Aliança dos Trabalhadores, e
Nova York é o lugar mais indicado para a evolução do partido como um todo. Nem sempre
foi assim. Estou informado de que alguns anos atrás, em Harlem, o negro que estava
ciente da política podia não participar do PC, mas ele dizia que de todas as
partes brancas, o PC foi o único partido que lutou pela igualdade negra e que
tentou manter seus princípios. Hoje isso não existe mais. A principal razão para isso é, naturalmente, o novo
rumo da Frente Popular do PC. O PC não pode ganhar os aliados que querem se tem dificuldade de lutar pelos
direitos dos negros. O PC é agora um partido americano, e os partidários da democracia
pequeno-burguesa que estão vindo para ele não tem nada em comum com o negro,
que se sente um estranho, e simplesmente deixou o Partido. Eu tive a
experiência pessoal da amargura de ex-membros do PC na direção do partido, e,
infelizmente, para todas as partes brancas também.
Mas é de notar que a queixa
principal é política - a atuação do PC sobre a questão da Etiópia. Primeiro de
tudo, a Rússia vender petróleo para a Itália deixou uma impressão desastrosa
sobre os negros. No entanto, muitos membros negros do partido permaneceram. O que parece
ter sido um fator decisivo foi a atuação em relação a Espanha e a China e sua
falta de atuação em relação à Etiópia.
"Todos os dias é só a Espanha, Espanha, China, Espanha, mas nada
fez pela Etiópia, exceto uma ou duas procissões pequenas ao redor do Harlem."
Tenho a impressão de que
o PC poderia ter acabado com a venda de petróleo soviético se tivesse
continuado uma vigorosa campanha, recolhendo dinheiro, etc, para a causa da
Etiópia. O contraste com a Espanha tem sido muito gritante, e quando o PC negligencia inteiramente a situação das
Índias Ocidentais, os negros tornaram-se finalmente conscientes de que eles
eram mais uma vez enganados por "um outro partido de brancos".
A questão da Etiópia e
da questão das Índias Ocidentais ainda estão vivas para os negros politizados. Eles vão
julgar um partido no campo internacional pelo que ele faz ou diz sobre estes
assuntos. [1]
Artigos, folhetos e até
mesmo pequenas reuniões em Harlem não estão fora do alcance do partido hoje,
com um pouco de esforço. Um camarada do partido conseguiu familiarizar-se com o problema do
índio, para escrever artigos na NI, e para fazer contatos valiosos. O mesmo poderia ser feito com certeza mais perto de
casa.
A França na atualidade é
a chave para a situação mundial. Como despertar o interesse dos negros
norte-americanos sobre a situação crítica na França, obviamente, tão importante
para si? Obviamente pela luta por independência das colônias francesas e,
particularmente, através das organizações negras na Europa e na África, que
estão trabalhando nesse sentido. (O partido francês e com ele os partidos belgas e
britânicos têm sua responsabilidade aqui.) Na França hoje existem organizações
revolucionárias africanas em contato com uma organização semelhante na
Grã-Bretanha. A Quarta Internacional deve determinadamente ajudar na construção e
reforço das suas ligações com este trabalho, e o Partido americano tem o seu
papel a desempenhar neste importante meio de educação e organização do
movimento negro nos Estados Unidos.
A questão mais difícil precisa
ainda a ser enfrentada. O que o Partido visa no seu trabalho negro? Há certas
coisas que todo partido revolucionário deve fazer:
a.
Lute por lugar para os
negros e seus direitos nos sindicatos.
b.
Procure ganhar o máximo possível
de negros.
c.
Travar uma luta
implacável contra o chauvinismo Branco.
Sobre (c) a palavra deve
ser dita. A PC foi acusado de promover um chauvinismo preto. Houve
exageros e absurdos e um completo crime contra o socialismo, por exemplo,
usando as mulheres brancas para ganhar os negros, mas, no geral, a atitude PC extremista,
a fim de fazer o Negro sentir que o PC olhou para ele como homem e igual não
deve ser levianamente descartada. O objetivo geral foi correto. O negro trazido
para América ou na África é extremamente sensível ao chauvinismo de qualquer
tipo. Lenin sabia disso e em sua tese para o Segundo Congresso sobre a Questão Colonial, avisou que as concessões teriam que ser feitas para corrigir essa
suspeita justificável por parte dos trabalhadores coloniais. Nenhuma
concessão de princípio jamais pode ser feita. Mas a sensibilidade
ao "chauvinismo preto" não vai ganhar nada e vai fazer uma grande
quantidade de dano. Note-se que esta atitude suspeita não é dirigida apenas contra os
brancos. Africanos, e também, em certa medida americanos, muitas vezes hostis à
educadas antilhana negros que a partir de sua educação britânica e a ausência
comparativa de discriminação racial acentuada nas Índias Ocidentais são
acusados, e com justeza, de ter uma atitude "superior" e
"branca". Organizações em Londres predominantemente das Índias Ocidentais acham
difícil conseguir que os membros africanos, e na América obter membros americanos.
O partido vai basear-se
nas necessidades diárias dos negros. Deve procurar ser uma organização de massas ou
seria inútil e pernicioso. Os perigos de tal organização são óbvias. Mas o
reconhecimento desses perigos não resolvem duas questões:
1.
As grandes massas de
negros são desorganizadas e nenhum partido branco vai organizá-las. Eles
não vão participar da Quarta Internacional. Vale a pena para ajudar na
formação de uma organização que irá reunir os negros, e, embora reformista em
caráter, deve partir da própria natureza de seus membros se transformar em uma
organização militante? O negro tem derramado o seu dinheiro nos cofres de
Garvey e, agora, em Pai Divino, ele trabalhou duro e foi roubado. Existe
uma forma alguma fora dele lutar a não ser se juntar a Quarta Internacional?
2.
Embora eu possa estar
errado aqui, eu acho que essa organização vai ser forma independente do que façamos.
Esta questão da
organização negra merece estudo mais próximo. Tanto quanto
eu posso ver, nenhum líder branco ou organização branca vai construir uma
organização de massas entre os negros, seja na África ou na América. Tão
recentemente quanto 1935, no entanto, os negros têm demonstrado a sua
capacidade de ação política de massa com seus próprios líderes. Um deles,
Sufi, um negro do sul, que aparece como um homem do Oriente, organizou um
partido, piquetes nos locais de trabalho, e ajudou a forçar os empregadores a
dar um terço dos seus postos de trabalho para os negros. Ele foi a
principal figura nos motins que ganhou as escolas de Harlem, mais professores negros,
parquinhos recreativos, etc. Sufi era um chantagista demagogo e foi emaranhado em
um anti-semitismo que, segundo me informaram, não fazia parte do seu credo,
como era. Mas ele estava pronto para lutar pelas coisas como os negros entendam e
ele tem uma resposta forte. No entanto, é pertinente perguntar: Por que é que os negros
inteligentes, com entendimento político nunca tente dirigir os negros, mas
sempre os deixam a homens como Garvey e Sufi?
Esta, parece-me, é uma
das questões mais importantes na qual o partido deve chegar a uma decisão. Ela está
intimamente ligada à questão da autodeterminação para os negros
norte-americanos. Autodeterminação para os negros norte-americanos é (1) economicamente
reacionário e (2) politicamente falso porque os negros (exceto os patetas do PC) querem. Para os negros
é apenas uma segregação invertida. No entanto, não deve ser levianamente retirado sem
prever o que tem por objetivo: a criação de confiança entre os negros de que o
socialismo revolucionário pretende honesta e sinceramente honrar os seus
compromissos. Como tantas vezes acontece com os marxistas, os fatores psicológicos
subjetivos não são cuidadosamente prevista no planejamento de campanhas
políticas.
O negro tem de ser ganho
pelo socialismo. Não há outra saída para ele nos Estados Unidos ou em outro lugar. Mas ele deve
ser ganho com base em sua própria experiência e sua própria atividade. Não há outro
caminho para ele aprender, nem para esse assunto, para qualquer outro grupo de
trabalhadores. Se ele quisesse autodeterminação, então por mais reacionário que
poderia ser em qualquer outro aspecto, seria o papel do partido revolucionário levantar esse slogan. Se após a
revolução, eles insistissem em levar a cabo esse slogan, formando seu próprio
estado Negro, o partido revolucionário teria de honrar os seus compromissos e
(de forma semelhante ao seu tratamento com as grandes massas de camponeses)
confiar pacientemente no desenvolvimento econômico e educação para alcançar uma
integração. Mas o negro, felizmente para o socialismo, não quer autodeterminação.
No entanto, os negros,
individualmente e em massa, permanecerão profundamente desconfiados dos
brancos. Em particular e em público, eles fazem a pergunta: "Como podemos
saber que, após a revolução não seremos
tratados da mesma forma" Mesmo que não digam desse jeito. Os negros do
PC são vistos como agentes para converter negros exatamente da mesma forma que
os partidos Democrata e Republicano tem agencia para votos negros.
Qual é o remédio? Proponho que
há uma maneira óbvia - a organização de um movimento negro. Que as
massas negras que certamente querem - eles vão responder a isso e, portanto,
eles devem tê-lo. Eles vão seguir esse movimento hábil e honestamente. Eles
seguiram movimentos semelhantes no passado e estão à procura de um movimento
semelhante agora.
O grande argumento para
tal movimento é que ele tem a possibilidade de colocar as massas negras em
movimento, a única maneira que eles vão aprender as realidades da atividade
política e serem levados a perceber a necessidade de uma luta mortal contra o
capitalismo. Quem se opuser a tal procedimento deve ter algumas sugestões concretas
para atingir este fim mais importante: levar as massas negras à luta.
Que objetivos precisos essa
organização terá? O que não se deve a qualquer custo fazer é procurar duplicar
organizações brancas existentes, de modo a resultar em qualquer coisa como duplo
sindicalismo, etc Uma das suas principais tarefas será a de exigir e lutar pelo
direito do negro à sua plena participação em todas indústrias e em todos os
sindicatos. Qualquer organização Negra que lutar militantemente para tal objetiva justificaria,
assim, a sua existência.
Há muitas questões
urgentes: a luta pelo direito de voto dos negros, contra a discriminação social
e legal, contra a discriminação nas escolas (e universidades), contra os
aluguéis opressivos. A luta contra este tipo de coisas, e a tarefa de levar os trabalhadores
brancos a ver a uma realização concreta da sua responsabilidade nestas questões
pode ser melhor alcançado por uma combinação dos poucos brancos politicamente
avançados apoiados por um poderoso movimento negro.É absurdo esperar uma
luta contínua dos brancos por estas questões como condição. Para quem
isso equivale - de que o negro não pode lutar contra essas coisas, a menos que
ele forme as organizações predominantemente branca - é sectária e estúpido.
O próprio Negro terá a
satisfação de apoiar o seu próprio movimento. A dominação
constante dos brancos, seja pela burguesia ou no movimento de trabalhadores,
cada vez mais irrita o negro. É por isso que ele seguiu a Marcus Garvey nessas centenas de milhares e
não se juntou ao PC. A atitude do partido para tal movimento deve, portanto, ser um apoio
franco, sincero e inabalável. O proletariado branco terá que demonstrar concretamente seu valor para o
negro não uma, mas muitas vezes, antes de ganhar sua confiança.
O apoio a este movimento
do Partido deve ser franco, sincero e inabalável. Isto não é
tão fácil quanto parece. O que o Partido deve evitar a todo custo é olhar para esse movimento
como um campo de recrutamento de os membros do partido, algo a ser
"capturado" ou manipulado para os objetivos do partido, ou algo que
apoia de forma irregular no momento em que precisa de algo em volta. O partido
deve franca e abertamente apoiar tal movimento, exortar os negros para se
juntar a ele, ajudar o movimento em todos os sentidos e, além de apontar as
diferenças políticas e mostrando que o socialismo revolucionário é o caminho
final, trabalham lado a lado para influenciar esse movimento pela crítica e pela
atuação combinada. É dessa forma e com base em uma luta comum, com o partido sempre
ajudando mas nunca tentando manipular o movimento, que a confiança do movimento
negro será adquirida pelo socialismo revolucionário, sem levantar o slogan
impraticável de autodeterminação.
Quais são os perigos de
tal movimento? O principais são: (a) o perigo dele pode ser usado por elementos
reacionários, como o Partido Democrata ou o Partido Comunista, (b) o perigo de
incentivar chauvinismo racial. Uma combinação de circunstâncias felizes reduz esses perigos à
proporções controláveis.
No presente momento, não
há um número suficiente de negros capazes prontos e dispostos a levar esse
movimento que, embora disposto a cooperar com as partes brancas, não tenha
preconceito racial.
Embora todos os negros
serão admitidos e qulquer discriminação racial contra qualquer Negro será combatida,
é reconhecido por todos com quem tenho discutido esta questão, que tal
movimento deve ser um movimento de massa com base nas demandas dos
trabalhadores negros e camponeses . Muito dependerá da liderança aqui. Não vejo
nenhuma razão, no entanto,para ter dúvidas sobre essa pontuação. Tal
liderança existe no presente momento e só precisa ser mobilizada. O direito do
Negro ao seu lugar na indústria e nos
sindicatos deve ser um dos principais alicerces da plataforma e um dos
principais campos de atividade. A liderança em potencial, a meu ver, será militantemente contrários à
linha política e prática organizacional do PC.
No entanto, isso não é
suficiente como base política. Mais cedo ou mais tarde, a organização terá que enfrentar sua atitude com
o capitalismo. Será reformista ou uma organização revolucionária? Ela não vai
começar como uma organização socialista revolucionária de pleno direito. Como
assinalou Lênin aos pioneiros do comunismo na Grã-Bretanha, imediatamente após
a guerra, seria um erro exibir a bandeira da revolução, logo no início. A base da
organização deve ser a luta pelas as demandas do dia-a-dia do Negro. Mas a
economia americana já é e será cada vez mais colocar a questão para cada
organização fascismo ou comunismo político. Aqui, novamente, a liderança inicial irá exercer
uma influência decisiva. Esta é uma questão que vai ser decidida pela luta dentro da organização.
No entanto, muitos
fatores estão a favor de uma vitória em última instância, para aqueles que
apoiam o socialismo revolucionário, quando as massas negras estiverem prontas
para isso. Primeiro, há a questão da luta revolucionária dos negros na África
contra o imperialismo. Por isso, mais negros politicamente ocupados estão de acordo. Em segundo
lugar, o Serviço Africano Bureau International, uma organização britânica,
lançou um manifesto durante a crise de Munique, que exige uma luta conjunta dos
trabalhadores britânicos na Grã-Bretanha e colonos do Império para a derrubada
do imperialismo. Este Manifesto foi bem
recebido entre os negros avançados da América e da Mesa e seu papel,
Internacional Parecer Africano, já têm uma influência poderosa, e isso não
apenas por conta de sua política, mas porque ele é executado por negros.
Luta militante para as
demandas do dia-a-dia deve ser a base e atividade constante do movimento, mas,
neste período, a ação nesta base irá conduzir o movimento acentuadamente contra
o Estado capitalista e fascistas ou bandas neo-fascistas; e a transição
para o socialismo revolucionário não acabará por ser difícil. Assim que
esta organização tem alcançado uma base firme, uma conferência internacional,
muito provavelmente, deve ser chamada entre as várias organizações negras
militantes e do meu conhecimento pessoal delas e seu pessoal, há uma
probabilidade de que o socialismo pode ser adotada. Essas são as
possibilidades na atualidade. E é bom que eles sejam tão favoráveis. Mas deve-se
insistir que o apoio de um movimento de massas Negro não deve depender se é ou será
em breve socialista ou não. É o despertar e trazer à atividade política da grande massa de negros,
que é a principal consideração, e isso o partido deve dar o seu apoio franco,
sincero e inabalável. O resto depende do desenvolvimento de toda a situação internacional, a
luta dos partidos revolucionários, por exemplo, o crescimento do SWP e os
indivíduos que constituem a liderança.
Sobre o perigo
específico de chauvinismo racial, direi pouco; em minha
opinião, é para um movimento de pouca projeção, uma questão menor. Nenhum movimento
que proclama o direito do negro terem o seu lugar nos sindicatos pode ser
profundamente penetrado com chauvinismo. Os negros que são susceptíveis a levar este
movimento veem os perigos do chauvinismo tão claramente quanto os brancos
fazem. Nos Estados Unidos, onde os negros são uma minoria definida, há um sério
medo de chauvinismo negro por parte dos revolucionários brancos parece-me não
só desnecessário, mas perigoso. No caso concreto, o chauvinismo preto é uma força progressiva, é a
expressão de um desejo de igualdade de um povo oprimido e profundamente
humilhado. A persistente recusa em ter "autodeterminação" é uma prova da
limitação de chauvinismo negro na América. Qualquer sensibilidade excessiva ao chauvinismo
preto pelos revolucionários brancos é o caminho mais seguro para criar
hostilidades e desconfiança entre as pessoas negras.
Em linhas gerais,
parece-me, essa deve ser a atitude do partido com tal organização. Deve ajudar
ativamente a formação de tal movimento. Em qualquer caso, não tenho dúvida de que esse
movimento vai ser formado mais cedo ou mais tarde. Mas o
partido também tem a sua própria responsabilidade com a questão negra. A seguir
estão algumas observações, com base em um conhecimento necessariamente limitado
da situação americana, aprendi principalmente pela discussão com negros
socialistas ou quase-socialistas.
a)
No início eu disse que o
partido deve formar uma secção inteiramente dedicada à questão do negro. Este
é um trabalho urgente, se uma organização negra for formada ou não. Nossa
grande arma no momento presente é o marxismo pelo qual iluminamos cada problema
social e problema político diário. A primeira tarefa do Partido, portanto,
é fazer o que nenhuma organização, branca ou negra, pode fazer completamente a
menos que se baseie nos princípios do marxismo, estudar a questão do negro em
relação à situação nacional e internacional.
b)
O Comitê Negro deve
embarcar em um estudo incessante da questão do negro e, imediatamente, tomar as
providências para a publicação de artigos regularmente no Socialist
Appeal e New International. O recurso deve
ter uma coluna semanal dedicada à questão negra. Não vai ser difícil obter
informações regulares se o contato com os negros é mantido. Não apenas as
contas de linchamentos, discriminações específicas na indústria, etc, mas a
apresentação e análise de várias estatísticas econômicas e sociais emitidas,
com especial referência ao negro, a luta colonial na África, etc Isso deve ser
agora um importante e permanente seção do trabalho do partido, para os membros
do Partido, bem como contatos Negro.
Particularmente urgente para o New International é um artigo ou série de artigos escritos a partir do interior e expondo as relações do Partido Comunista Americano com o Negro. A linha política, as atividades da Ford, Richard Moore, and Co., seria mostrado acima, e sua corrupção política e degeneração traçada em relação ao declínio do Comintern. Devemos mostrar ao negros o que tem sido a política do PC para o negro em épocas diferentes e por quê. A "promoção" burocrática e "rebaixamento" de negros deve ser mostrado como um reflexo direto da degeneração burocrática da Revolução Russa. Uma série de artigos e um folheto relativo a política do PC político e organizativo para negros com os ziguezagues do Comintern seria de um valor inestimável. Isto deve ser feito como uma primeira tarefa.
Particularmente urgente para o New International é um artigo ou série de artigos escritos a partir do interior e expondo as relações do Partido Comunista Americano com o Negro. A linha política, as atividades da Ford, Richard Moore, and Co., seria mostrado acima, e sua corrupção política e degeneração traçada em relação ao declínio do Comintern. Devemos mostrar ao negros o que tem sido a política do PC para o negro em épocas diferentes e por quê. A "promoção" burocrática e "rebaixamento" de negros deve ser mostrado como um reflexo direto da degeneração burocrática da Revolução Russa. Uma série de artigos e um folheto relativo a política do PC político e organizativo para negros com os ziguezagues do Comintern seria de um valor inestimável. Isto deve ser feito como uma primeira tarefa.
c)
As numerosas
organizações negras no Harlem e em outros lugares deve ser contatadas. Isto
deve ser feito com muito cuidado, pela política do PC de "penetração"
ou "captura de dentro" e, geralmente, de se preocupar principalmente em
trazer a organização sob a sua influência, e não de ajudar na luta negra, deu
os seus frutos amargos, e a atitude em relação a qualquer branco é provável que
seja "O que você veio fazer aqu?" Que o partido deve incentivar a
formação de um movimento de massas Negro não significa que ele vai em qualquer
atividade cessar maneira de ganhar a adesão entre os negros. O que deve
ser evitado é a impressão de que ele está interessado na atividade Negra
unicamente com a finalidade de influenciar membros, e não com a finalidade de
auxiliar as lutas negras. Isso seria um grave crime não só contra os
negros, mas contra o movimento socialista. No entanto, o partido vai
aberta e francamente buscar adesão. Parece, no entanto, que certos perigos
aqui, devem ser evitados.
A NAACP, a Liga Urbana, e outras organizações
negras, mantém uma certa quantidade de atividade, fóruns semanais e etc. Mas condenar
esses como burgueses é pior do que inútil. Atualmente, na maioria das áreas, o apelo do
partido para a maioria dos negros seria principalmente para aqueles que são
atraídos pela sua compreensão e análise da questão negra e da situação mundial
superior. Mas esses negros, quando ganhos, não devem ser imediatamente captados a
partir de seu ambiente e mergulhou na luta contra o stalinismo, etc Uma das suas
principais tarefas na fase atual é manter-se entre os negros em suas áreas nas
organizações locais, levando em uma luta ativa pelas ideias do partido de uma
forma cuidadosamente adaptada ao ponto de vista de seus ouvintes. Em termos
gerais, entre os brancos há uma diferenciação; círculos revolucionários
em torno de organizações revolucionárias, e os democratas pequeno-burgueses
pertencem a diversas organizações pequeno-burguesas. Entre os
negros, especialmente nas províncias, não é assim. Todos os
tipos, revolucionários e conservadores, podem ser encontradas em fóruns negros
locais, YMCA etc mesmo que essas reuniões, muitas vezes começam com orações. Há um vasto
campo aqui para a conquista de militantes negros para o partido, se o partido
imprensa e literatura lhes dar uma arma que eles podem usar.
Mas, ao mesmo tempo, o partido deve tomar cuidado
de olhar sobre o trabalho negro que deve ser feito, necessariamente, por
negros. O do longo caminho para a igualdade socialista deve começar de uma vez. Alguns
camaradas brancos podem agora começar a se tornarem especialistas sobre a
questão negra. O método é fácil definir, difícil de realizar. Isso
significa uma leitura regular da imprensa negra, literatura negra, a frequência
regular às reuniões negras, etc Os argumentos para o socialismo dever ser
dirigido contra as mais recentes declarações de Kelly, Miller, Mordecai,
Johnson, George, Schulyer, os representantes negros locais dos partidos
republicano e democrata, e não contra Stalin, Daladiuer, e Chiang Kai-Sheck. E para
tentar fazer propaganda entre os negros de qualquer outra forma de ataque,
debate, exposição, etc. preocupado com os escritores, imprensa etc. não lidos
pelos negros, é falar uma língua estrangeira para eles. Isto é de
particular importância em áreas onde o partido é pequeno. (No momento
eu excluir organizações de negros desempregados, que seriam mais adequadamente
o problema da Seção Sindical). A atenção por um ou dois companheiros brancos para a discussão,
literatura, etc dos vários grupos negros em sua comunidade devem dar frutos no
final, devido ao poder superior das ideias que apresentamos. Isso
enquanto os negros não forem fazer a
parte principal deste trabalho, mesmo que o partido não tenha companheiros
negros, brancos devem assumir a sua parte e ganharão grande prestígio para o
partido, mostrando-se completamente familiarizado com o pensamento e a vida negra. Devemos
trabalhar pacientemente no meio bastante restrita ao qual até mesmo grupos de
negros educados são condenados por sua posição na sociedade americana.
A Comissão deve entrar em contato com as seções
britânicas, belgas, franceses e
sul-Africano, obter informações regulares sobre o seu trabalho e contatos, uma
boa oferta de jornais africanos britânicos e sul-africanos, especialmente
aqueles que lidam com questões coloniais, e transmiti-los e traduções do
francês entre as organizações negras e os grupos e pessoas interessadas. Todo esforço
deve ser feito para circular a Centelha amplamente entre os contatos Negro interessados. O Africano
Service Bureau Internacional e seu órgão, Internacional Parecer Africano, deve ser popularizado pelo partido entre os negros e os brancos também. Os Negros vão
acolher e apreciar este. Esta organização Quarta Internacional atividade colonial é uma forma de
apresentá-la constantemente e regularmente para os negros nos Estados Unidos,
não é apenas um dos meios mais importantes de conquistar contatos negros,
finalmente, para o nosso partido. Isso significa também, e isso é de grande
importância em nossa época, que as organizações negras em todos os lugares que tem
mentalidade internacional ou tendem para o internacionalismo acabarão por
perceber que a única organização internacional genuína no mundo na atualidade é
a Quarta Internacional.
Nota de
Rodapé
1. A negligência da questão etíope pela Quarta Internacional (seção
britânica incluído) é um erro estratégico mortal. Os etíopes estão no
campo que lutam e estão indo para lá há anos. Se houver alguma interrupção
na Itália durante a guerra, esses lutadores vão varrer o isolado vigor italiano
para fora do país. A revolução Africana hoje tem um ponto de partida na
África. É óbvio que efeito tal vitória arrasadora pelo exército etíope
terá sobre as tropas francesas pretas na Europa Ocidental, e aos africanos.
Marcela, nós também somos trotskistas e consideramos a questão negra como estratégica para a revolução brasileira. A gente gostaria de discutir com você, o nosso email é c.comunista@yagoo,com,br, e o nosso facebook é www.facebook.com/coletivo.lenin
ResponderExcluirSaudações Comunistas!