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quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Os Panteras Negras e o DRUM

Shawki, Ahmed. Black
Liberation and Socialism.
Chicago, IL, USA:
Haymarket Books, 2005. p 1.

Shawki, Ahmed.
Black Liberation and Socialism.
Capitulo 11.
Os Panteras Negras e o DRUM.

                A radicalização da luta negra na década de 1960 refletia um crescimento similar ao do movimento de oposição em toda a sociedade dos EUA. O movimento de direitos civis inspirou uma geração de jovens – negros e brancos - para se tornarem ativos politicamente. O caráter global da sociedade americana e em particular a guerra no Vietnã levou uma parcela de estudantes e de jovens nos Estados Unidos a se colocar bruscamente à esquerda. Ao mesmo tempo, a radicalização não se limitava aos estudantes. Na verdade, a luta negra encontrou suas manifestações mais radicais nos guetos do norte, nas fábricas de automóveis de Detroit e em outros centros de produção. As duas organizações mais radicalizadas foram o Partido dos Panteras Negras em Auto defesa (BPP) e o Revolucionário Movimento Sindical Dodge (DRUM).

                Estas organizações capturaram o melhor das ideias radicais e nacionalistas dos negros da década de 1960, e por um breve período, influenciaram muitos milhares de ativistas. Mais de milhares souberam deles. O marxismo também influenciou os BPP e o DRUM, já que ambos perceberam a necessidade de uma reconstrução radical da sociedade capitalista. Embora cada um tenha olhado para diferentes forças sociais e defendido diferentes estratégias sobre como mudar o mundo, eles refletiam o amadurecimento e evolução da luta que durava mais de uma década quando eles surgiram.

                Huey P. Newton e Bobby Seale formaram o Partido dos Panteras Negras em 1966. Seale e Newton se conheceram quando eram estudantes em um colégio da comunidade em Oakland, Califórnia. Os Panteras ganharam notoriedade anos depois por causa de sua intervenção na luta contra a brutalidade policial em Oakland, organizando patrulhas para monitorar a polícia1. Suas atividades de monitoramento incluíam o porte de armas visíveis e a observação de prisões da polícia, o que era perfeitamente legal – mas é preciso dizer que não foi bem recebido pelo departamento de polícia. Logo, o legislador da Califórnia adotou medidas na legislação para proibir as patrulhas armadas dos Panteras. Em 2 de maio de 1967, o Panteras responderam organizando uma delegação de membros armados em marcha para o prédio do Capitólio do Estado, entraram na galeria do visitante da câmara legislativa e leram um comunicado2. Essa ação colocou os Panteras sobre o holofote nacional. Do dia para a noite, o Partido Panteras Negras tornou-se um fenômeno nacional.

                Os Panteras não eram apenas uma organização de vigilância da brutalidade policial. O programa de dez pontos adotado pelo partido se consistiu como um conjunto de demandas e posições políticas. Essas demandas combinam um conjunto de demandas imediatas com algumas reformas que questionavam toda a base do sistema:

1.Nós queremos liberdade. Queremos poder para determinar o destino de nossa comunidade negra. Acreditamos que os negros não serão livres enquanto não determinarem eles mesmos seu destino.

2.Queremos desemprego zero para nosso povo • Acreditamos que o governo federal é responsável e obrigado a dar a todos os homens e mulheres emprego e garantir alguma forma de salário. Acreditamos que se os homens de negócio, brancos e americanos, não quiserem dar emprego a todos, então os meios de produção devem ser tomados deles e colocados a disposição da comunidade para que as pessoas possam se organizar e empregar toda a gente, garantindo um nível de vida de qualidade.

3.Queremos o fim da ladroagem dos capitalistas brancos contra a comunidade negra. • Acreditamos que esse governo racista nos roubou, e agora exigimos um pagamento de sua dívida de 40 hectares e duas mulas. Esse pagamento foi prometido há 100 anos como restituição por todo o trabalho escravo e os assassinatos em massa do povo negro. Nós iremos aceitar o pagamento em moeda corrente e ele será distribuído por todas as nossas comunidades. Os alemães estão agora ajudando os judeus em Israel pelo genocídio que realizaram contra aquele povo. Os alemães mataram 6 milhões de judeus. Os americanos racistas foram parte do assassinato de mais de 50 milhões de pessoas negras; portanto, sentimos que essa é uma demanda bem modesta que estamos fazendo.

4.Queremos casas decentes para abrigar seres humanos. • Acreditamos que se os donos de terras brancos não derem casas decentes para a comunidade negra,então as terras e casas devem se tornar cooperativas para que nossa comunidade, com a ajuda do governo, possa construir suas próprias casas.

5.Queremos educação para nosso povo! Uma educação que exponha a verdadeira natureza da decadência da sociedade americana. Queremos que seja ensinado nossa verdadeira história e nosso papel na sociedade atual. • Acreditamos em um sistema educacional que irá fornecer a nosso povo o conhecimento de si mesmos. Se uma pessoa não tem conhecimento sobre si mesmo e sobre sua posição na sociedade e no mundo, então essa pessoa tem pouquíssimas chances de se relacionar com qualquer coisa que seja.

6.Queremos que todos os homens negros sejam liberados dos serviços militares. • Acreditamos que o povo negro não pode ser forçado a lutar no serviço militar para defender um governo racista que não nos protege. Nós não vamos lutar nem matar outras pessoas de cor no mundo que, como o povo negro, estão sendo vitimizados pelo governo americano branco e racista. Nós iremos nos proteger da violência e da força dessa polícia e exército racista, por qualquer maneira que seja necessária.

7.Queremos um fim imediato à BRUTALIDADE POLICIAL e aos ASSASSINATOS contra o povo negro. • Acreditamos que podemos acabar com a brutalidade policial em nossa comunidade negra ao nos organizarmos em grupos negros de auto-defesa dedicados a defenderem as comunidades negras da opressão e brutalidade da polícia racista. A segunda emenda da constituição dos Estados Unidos nos dá o direito de portar armas. Portanto, nós acreditamos que todo o povo negro deve se armar para sua defesa pessoal.

8.Queremos liberdade de todos os presos, em qualquer que seja a instância, federal, estadual, municipal. • Acreditamos que todo o povo negro deve ser solto das várias prisões e cadeias que se encontram por não terem recebido um julgamento justo e imparcial.

9.Queremos que todas as pessoas negras que forem a julgamento sejam julgadas por seus pares ou por pessoas de sua própria comunidade negra, como definido pela Constituição dos Estados Unidos. • Acreditamos que as cortes devem seguir a constituição dos Estados Unidos para que o povo negro receba julgamentos justos. A emenda de número 14 da Constituição dá o direito de uma pessoa ser julgada por algum par seu. Seu par é uma pessoa de situação econômica, social, religiosa, geográfica, ambiental, histórica e racial similar. Para isso ser cumprido, a corte será forçada a ir atrás de alguém da comunidade da pessoa negra que está sendo julgada. Nós fomos, e estamos sendo, julgados por juízes brancos que não tem conhecimento nenhum de quem é uma pessoa negra de uma comunidade.

10.Nós queremos terra, pão, moradia, educação, roupas, justiça e paz. • Quando, no curso dos acontecimentos humanos, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro, e assumir, entre os poderes da Terra, posição igual e separada, a que as leis da natureza e de Deus lhes conferiu o direito, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os levam a essa separação.

                Nós acreditamos que essas verdades são auto-evidentes: que todos os homens são criados de maneira igual; que eles foram dotados por seu Criador com certos direitos inalienáveis; que dentre eles estão a vida, a liberdade, e a busca por felicidade. Que, para proteger esses direitos, governos são instituídos entre os homens, derivando seu poder justo pelo consentimento dos governados; que, quando qualquer governo acaba por destruir esses fins, é o direito do povo alterar ou abolir o governo, e instituir um novo, baseando-o em tais princípios, e organizando os poderes em tais formas, como lhe pareça mais conveniente para sua felicidade e segurança. Prudência, de fato, vai ditar que os governos instituídos há muito tempo não deveriam ser alterados por motivos leves e transitórios; e, consequentemente, toda experiência tem mostrado que os homens estão mais dispostos a sofrer, enquanto os males são suportáveis, do que a se desagravar, abolindo as formas aos quais estão acostumados. Mas, quando uma longa série de abusos e usurpações, perseguindo invariavelmente o mesmo objeto, indica o desígnio de reduzi-los ao despotismo absoluto, é seu direito, é seu dever, de abolir tais governos e instituir novos Guardiões para sua segurança futura.


                Quando, no curso dos acontecimentos da humanidade, se torna necessário a um povo dissolver os laços políticos que o ligavam a outro e assumir, entre os poderes da terra, a separação e a igual posição que as leis da natureza e a natureza de Deus os da o direito, o respeito digno às opiniões dos homens exige que se declarem as causas que os impelem à separação.3

                Os Panteras Negras em Autodefesa se tornou a mais influente das formações negras radicais do final dos anos 1960. A política do BPP era uma mistura de nacionalismo negro radical, marxismo do terceiro mundo, e política de serviços à comunidade. O mais bem sucedido dos serviços comunitários desenvolvidos pelos Panteras foi o seu programa de café da manhã gratuito para crianças em idade escolar, organizado por Bobby Seale. Em outubro de 1968, o jornal do partido colocou um anúncio chamando voluntários para ajudar a servir o café da manhã. Dentro de um ano, no final de 1969, o programa de café da manhã foi operacionalizado em dezenove cidades. Nacionalmente, um número estimado de 20.000 crianças receberam café da manhã gratuito, através do programa dos Panteras antes de irem para a escola.4

                Os Panteras se viam como revolucionários e acreditavam que o sistema capitalista precisava ser derrubado. Eles tentaram fazer alianças com aqueles que partilhavam um interesse comum, incluindo brancos. Eles também foram bastante hostis com as forças do movimento negro que, acreditavam eles, alegavam lutar para a liberdade negra, mas na realidade acabavam apoiando a existência do capitalismo. Assim, por exemplo, enquanto se denominavam nacionalistas negros, eram fortemente críticos do nacionalismo cultural. Huey P. Newton resumiu as opiniões do BPP:

                Existem dois tipos de nacionalismo, o nacionalismo revolucionário e nacionalismo reacionário. O Nacionalismo revolucionário primeiro depende de uma revolução popular, o objetivo final é o povo no poder. Portanto, para ser um nacionalista revolucionário você por necessidade tem que ser socialista. Se você é um nacionalista reacionário você não é socialista e seu objetivo é a opressão do povo.

                Nacionalismo Cultural, ou nacionalismo costela de porco, como eu às vezes chamo, é basicamente um problema de ter a perspectiva política errada. Parece ser reação em vez de responder à opressão política. Os nacionalistas culturais estão preocupados com o retorno à antiga cultura Africana e, assim, recuperar a sua identidade e liberdade. Em outras palavras, eles sentem que a cultura Africana trará automaticamente a liberdade política. Muitas vezes os nacionalistas culturais caem na linha do nacionalismo reacionário.5

                Newton liga a luta contra o racismo com a luta contra o capitalismo: " O Partido dos Panteras Negras é um grupo nacionalista revolucionário e vemos uma grande contradição entre o capitalismo neste país e os nossos interesses. Percebemos que este país se tornou muito rico sobre a escravidão e que a escravidão é o capitalismo ao extremo. Temos dois males que devemos lutar contra, o capitalismo e o racismo. Devemos destruir tanto o racismo quanto capitalismo " .6

                Depois de uma breve fusão entre os panteras e SNCC, Stokely Carmichael, que foi nomeado primeiro-ministro do Partido dos Panteras Negras, demitiu-se da organização. Em resposta a sua demissão, Eldridge Cleaver, ministro BPP de informação, escreveu:

                Os inimigos do povo negro aprenderam alguma coisa com a história, mesmo que você não tenha. Descobriram novas maneiras de nos dividir mais rápido do que estamos descobrindo novas maneiras de nos unir. Uma coisa que eles sabem, e nós sabemos, mas que parece escapar a você, é que não ha qualquer revolução ou libertação negra nos Estados Unidos, enquanto os revolucionários negros, brancos, mexicanos, porto-riquenhos, indianos, chineses e esquimós não forem incapazes de se unir em alguns mecanismos funcionais que possam lidar com a situação. Suas conversas e medos sobre coalizão precoce são um absurdo, porque nenhuma coalizão contra a opressão por parte das forças que possuem integridade revolucionária pode ser prematura. Mas de qualquer jeito, já é tarde demais, porque as forças da contra-revolução está varrendo o mundo, e isso está acontecendo justamente porque no passado as pessoas foram unidas em uma base que perpetua a desunião entre as raças e ignora princípios revolucionários básicos e as análises.7

                Destruir o capitalismo era uma tarefa além do alcance dos 11% da população que os negros representavam. Portanto, os Panteras reconheceram a necessidade de aliar-se com os oprimidos e explorados de todos os grupos raciais e étnicos para lutar contra um inimigo comum. Ou, como Bobby Seale colocou: "pessoas da classe trabalhadora de todas as cores devem se unir contra a exploração da classe dominante opressora. Deixe-me enfatizar novamente - nós acreditamos que a nossa luta é a luta de classes não é uma luta de raça."8

                Embora eles se comprometessem com as ideias marxistas, uma forma distorcida do marxismo - o Maoísmo - influenciou muitos os Panteras. O Maoísmo foi especialmente prevalente entre os radicais nos Estados Unidos, porque tinha um número de características que o fizeram atraente para uma nova geração. O Maoísmo, a ideologia dominante do Povo "comunista" da República da China, ganhou terreno, por duas razões principais: primeiro, ofereceu uma identificação geral com os movimentos de libertação do Terceiro Mundo, como do Vietnam e, segundo, se ligam com a falta de confiança nas forças da classe trabalhadora e nos indígenas como catalisadores para a mudança que nos EUA muitos radicais sentiam. A análise perceptiva deste processo e seu efeito sobre os diversos setores da população americana tem afetado o movimento radical... Com um crescente sentimento de isolamento. No contexto desse sentimento de forma isolada a maior parte do povo americano, sob o impacto de uma grande fome de identidade política, a afinidade sentida pela maioria SDSers [ Estudantes para uma Sociedade Democrática ] para lideranças revolucionárias no Terceiro Mundo era cada vez mais transformado em identificação primária "9 Muitos radicais até tentaram imitar o estilo e a prática que eles percebiam como a prática dos radicais Chineses. Durante seu período mais radical , a da "Revolução Cultural" na China, os maoístas construíram um culto à personalidade grotesca em torno de seu líder , o presidente Mao Zedong . Hagiógrafos de Mao o transformaram em um deus virtual. Transferindo isso para o BPP , nos Estados Unidos , Huey Newton dizia que : "Um revolucionário deve perceber que, se ele é sincero a morte é iminente devido ao fato de que as coisas que ele está dizendo e fazendo são extremamente perigosas . Sem essa compreensão, é impossível proceder como um revolucionário. As massas estão constantemente à procura de um guia, um Messias, para libertá-los das mãos do opressor. O partido de vanguarda deve exemplificar as características de uma liderança digna.”10 Este era um grito longe de advertência de Karl Marx que " os educadores devem ser educados " , um ponto que ele argumentava contra a forma elitista do socialismo fornecer um salvador.

                No entanto, não havia como negar a simpatia enorme (se não o apoio definitivo) que existia nas comunidades negras com os Panteras Negras. Em 13 de janeiro de 1970, o Wall Street Journal trazia como história de primeira página a manchete: "Apoiadores dos Panteras" e o subtítulo dizia: "Muitos Vozes Negras Americanas dão Forte Apoio Aos Militantes provocadores." Os repórteres concluíram que os Panteras tiveram uma grande base de apoio. Na verdade, eles escreveram "uma clara maioria de negros [em San Francisco, Nova York, Cleveland e Chicago] apoiam tanto os objetivos quanto os métodos dos Panteras Negras. Uma porcentagem ainda maior acredita, ainda, que os policiais estão determinados a esmagar o partido prendendo ou matando seus militantes-chave ".11

                O sucesso e o crescimento do Partido dos Panteras Negras foi um grande motivo de preocupação para o governo dos EUA. A partir de 1967, o FBI lançou COINTELPRO - um programa secreto massivo de ruptura e repressão contra o movimento. Um memorando do FBI desenvolvia o programa descrevendo os objetivos da COINTELPRO como:

1. Impedir a coalizão de grupos de militantes nacionalistas negros ...

2. Evitar o surgimento de um "messias" que unifique e eletrifique o movimento militante nacionalista... Martin Luther King, Stokely Carmichael e Elijah Muhammad, todos aspiram a essa posição ...

3. Prevenir a violência por parte de grupos nacionalistas negros ...

4. Impedir que os grupos nacionalistas negros militantes e líderes de ganhar respeitabilidade desmoralizando-os ...

5. ... Impedir o crescimento de uma gama de organizações nacionalistas negras militantes, especialmente entre os jovens.12

                O Partido dos Panteras Negras não estava entre o original "nacionalista negro" como definido pelo FBI em 1967. Em setembro de 1968, no entanto, o diretor do FBI J. Edgar Hoover descreveu os Panteras como "a maior ameaça para a segurança interna do país." O BPP, afirmou Hoover, é "educado na ideologia marxista-leninista e no ensino Comunista chinês e da violência, não só para os moradores do gueto, mas para alunos de faculdades, universidades e escolas de ensino médio também. "13

                Em julho de 1969, os Panteras Negras se tornaram o foco principal do programa, e foram, finalmente, a meta de 233 do total ações autorizadas do "Nacionalismo Negro" do COINTELPRO. O relatório da Comissão da Igreja afirma inequivocamente:

               Embora o propósito alegado de táticas da COINTELPRO era para prevenir a violência, algumas das táticas do FBI contra o BPP foram claramente destinada a fomentar a violência, e muitos outros poderiam sensatamente ter esperado que causasse violência.14

                O programa do FBI para destruir o Partido dos Panteras Negras incluiu um esforço concertado para amordaçar pessoas simpáticas aos seus objetivos de expressar seus pontos de vista, e incentivar os meios de comunicação a relatar histórias desfavoráveis para os Panteras. Essas táticas também envolveram divulgação de informações falsas ou inflamatória, promovendo a dissidência dentro do BPP e entre o BPP e outras organizações.

                Em maio de 1970, a sede do FBI ordenou a Chicago, Los Angeles, Miami, Newark, New Haven, New York, San Diego e escritórios de campo San Francisco a fazer avançar propostas de impedir o jornal BPP, O Pantera Negra. A ação imediata foi considerada necessária porque: "The Black Panther Party jornal é uma das operações de propaganda mais eficazes do BPP ... A distribuição deste jornal está aumentando a uma taxa regular influenciando assim um maior número de indivíduos nos Estados Unidos junto à linhas Negras extremista. "15

                O grau de repressão do governo contra os Panteras Negras ou dos seus efeitos a partir envio de uma mensagem assustadoras para todos os ativistas não deve ser subestimado. E esta repressão não estava limitada ao BPP. O COINTELPRO foi aplicado a quaisquer grupos ou movimentos que eram vistos como uma ameaça - real ou imaginária. Mas o BPP e a ala radical do movimento de libertação negra não pararam só pela violência governo e infiltração. Havia também limitações na política, estratégia e táticas dos Panteras que contribuíram para seu declínio. Um dos mais importantes entre os pontos fracos era a aceitação da noção semi- militarista da política (pousia slogan "fluxos de energia a partir do cano de uma arma" de Mao Zedong). Além disso, eles acreditavam que a fonte de mudança revolucionária e do poder social reside nos despossuídos e marginalizados – o urbano "lumpem proletariado" - em vez da massa de trabalhadores. A ênfase em "pegar a arma" era mais exagerada por alguns líderes dos panteras do que outros, mas foi firmemente parte da cultura do partido.

                O foco dos Panteras em organizar o lumpem proletariado vem de sua compreensão da dinâmica da estrutura de classe, em que os negros americanos formaram uma colônia interna, eles argumentavam, e, portanto, eles estavam em uma luta por libertação nacional, comparado aos movimentos de guerrilha em Argélia , Cuba ou Vietnã. A ênfase na organização dos mais despossuídos e marginalizados - análogo ao campesinato a partir do qual os guerrilheiros do Terceiro Mundo desenharam o seu apoio - fez a organização dos Panteras instável . Isso significava que a organização encontrou dificuldades para estabelecer rotinas consistentes, um problema agravado pela chegada de milhares de recrutas para o partido no final de 1960. Esta instabilidade fez com que o partido fosse mais facilmente infiltrado. A ênfase, mais por alguns membros do que por outros na "arma", permitiu que o governo dos EUA pudesse isolar e "desarmar" o BPP. A campanha concertada de repressão do governo, juntamente com as fraquezas internas do partido levou à sua morte eficaz como força coerente no início dos anos 1970.16

                Infelizmente, apesar de um grande número de negros da classe trabalhadora (e outros) identificados com os panteras, o foco dos Panteras sobre o lumpem proletariado os levou longe de seus aliados potencialmente mais poderosos, os trabalhadores radicalizados. Eldridge Cleaver, que poderia argumentar contra Stokely Carmichael sobre a necessidade de ter uma visão não-racial, podia, ao mesmo tempo descrever a classe trabalhadora nos Estados Unidos, nos seguintes termos: "Na realidade, é preciso dizer que a Classe Trabalhadora , em particular a classe trabalhadora americana, é um parasita sobre o patrimônio da humanidade, da qual o Lumpen foi totalmente roubado pelo sistema fraudado do capitalismo que, por sua vez, jogou a maioria da humanidade sobre o monte de lixo enquanto ele compra com uma porcentagem de desconto empregos e segurança.”’17

                O movimento sindical revolucionário da Dodge, por outro lado, era uma organização que se baseou em trabalhadores industriais negros. A organização surgiu de uma greve selvagem em 1968 em fábricas de automóveis de Detroit. O significado do DRUM estava no simples fato de que o movimento tinha saído da organização nas ruas, nas comunidades, e agora estava se organizando nos locais de trabalho - no coração do capitalismo. Como Dan Georgakas e Marvin Surkin comentam na história do DRUM, Detroit: Eu não me importo de morrer:

                Nada menos que a autoridade do que o Wall Street Journal, começou a levar muito a sério a partir do primeiro dia de greve selvagem, pois o Wall Street Journal havia entendido algo que a maioria dos estudantes radicais brancos ainda iriam entender: o movimento negro dos anos sessenta, tinha finalmente chegado a um dos elos mais vulneráveis ​​do sistema econômico americano - o ponto de produção em massa, a linha de montagem.18

                Ao contrário dos Panteras Negras, os líderes do DRUM acreditavam que os trabalhadores negros, não os desempregados urbanos, eram o grupo social decisivo e potencialmente mais poderoso para organizar. O DRUM acreditava que por causa de seu papel vital em algumas das indústrias mais importantes dos Estados Unidos, os trabalhadores negros tinham um papel fundamental a desempenhar na mudança da sociedade.

                O DRUM atribuiu aos trabalhadores negros o papel de ser a vanguarda da classe operária. Os trabalhadores brancos nos Estados Unidos não podiam ser considerados um aliado confiável na luta da classe trabalhadora unida. Como Mike Hamlin, um dos líderes do DRUM, colocou: "Os brancos da América não agem como trabalhadores. Eles não agem como proletariado. Eles agem como racistas. E é por isso que eu acho que os negros têm de continuar a ter organizações negras independentes dos brancos".19

                O DRUM não só organizou contra as empresas de automóveis, mas também mirou nos Sindicatos de Trabalhadores automotivos (United Automobile Workers - UAW) por causa de sua cumplicidade com a administração, a sua incapacidade para representar seus membros negros e, a virtual ausência de negros dentro da liderança do sindicato. Poucos meses depois da formação do DRUM, outros Movimentos Sindicais Revolucionários, "RUM"s foram formados em outros locais de trabalho de Detroit, notavelmente na Ford Motors, nas plantas da General Motors, e no United Parcel Service.

                Os RUMs se uniram e formaram a Liga dos Trabalhadores Negros Revolucionários em 1969. A liderança do DRUM foi destinada para coordenar as diversas organizações no local de trabalho sob uma liderança central, e para chegar à comunidade negra em Detroit, bem como a nível nacional. Georgakas resume a importância do DRUM e da Liga:

                Não foi acidentalmente que a Liga tenha sido construída em torno de trabalhadores e não de estudantes, de moradores de rua, mães sustentadas pela seguridade social ou outros setores da sociedade. As pessoas que criaram a Liga eram marxistas. Eles acreditavam que os trabalhadores organizados, não por causa de alguma noção mítica da nobreza dos trabalhadores, mas porque os trabalhadores têm poder real. Os trabalhadores são o nexo dos meios de produção. Quando agem, todos são afetados. Se os trabalhadores exercerem seu der político, tudo é possível. Não é que os estudantes não são importantes, que as mães que vivem de seguridade social não devam ser organizadas, que alguns moradores de rua não podem de fato tornar-se mais do que o proletariado lumpen inconstante. A Liga simplesmente apontou que nenhuma outra formação de classes era forte o suficiente para liderar um movimento de massas. Além disso, os trabalhadores têm famílias. Assim, você automaticamente liga a questões de educação, saúde e habitação.

                Naquela época, Detroit era a cidade mais industrializada nos Estados Unidos, e um em cada seis empregos americanos estavam ligados, direta ou indiretamente à indústria automobilística. A Liga logo recebeu telefonemas, telegramas e visitantes de todo o país que desejam criar grupos semelhantes. Houve contato com um movimento em curso na fábrica da Ford em Mahwah, New Jersey, e com uma planta da GMC em Fremont, Califórnia. Outras consultas vieram de metalúrgicos em Birmingham, Alabama, e trabalhadores de autos em Baltimore, Maryland. A Liga percebeu que esses e outros grupos poderiam ser fundidos em um Congresso trabalhadores negros (BWC), que operaria a nível nacional para unir os trabalhadores. Assim, o Wall Street Journal tinha razão em se preocupar.20

                A Liga surfou na onda de radicalizações que varreram toda a sociedade dos EUA, como os Panteras, a organização inicialmente cresceu aos trancos e barrancos, capturando o espírito do tempo dos sindicatos ou das organizações negras tradicionais para atender às suas preocupações e necessidades. Mas o próprio sucesso da Liga levantaria questões políticas e estratégicas que a sua liderança não podia responder. Eventualmente estas questões levariam a um pioneirismo bem sucedido – e é bem diferente construir uma organização capaz de resistir a vitimização, repressão e cooptação.

                Como o Partido PanterasNegras, a Liga era uma organização só de negros e via os trabalhadores brancos como parte do problema ao invés de potenciais aliados. Isto, naturalmente, era compreensível dado o contexto histórico e a necessidade política de organizar uma minoria de excluídos e oprimidos, e para concluir que este método de organização é a única maneira de alcançar a libertação. Como uma porcentagem significativa de trabalhadores negros representados nas fábricas de automóveis - na verdade, em Detroit como um todo - não era possível organizar uma oposição bem sucedida para as montadoras (e muito menos para derrubar o capitalismo), sem encontrar uma maneira de conquistar os trabalhadores brancos. Isso não quer dizer que o DRUM não deveria ter se organizado, ou que uma de suas principais tarefas era recrutar trabalhadores brancos pela causa da libertação negra. Mas se o marxismo era a sua inspiração, deveria ter seguido a estratégia de classe multirracial.

                Além disso, a questão do poder, ou seja, como transformar o conjunto da sociedade, teve que analisar questões fora das fábricas de automóveis. O liga se dividiu em 1971 sobre as diferenças de como avançar. A divisão é frequentemente descrita como uma luta entre os nacionalistas que queria se orientar aos guetos negros de Detroit, e os "marxistas" que queriam expandir a Liga fora Detroit e fazer alianças com outras forças. Na verdade, as linhas políticas da divisão não eram tão claras. Ambos os lados aceitaram as ideias de nacionalismo negro e nunca se quebrou a fama de referência. O Colapso do DRUM se deu "por todas as razões que todas as organizações desse período acabara por fracassar. Estes incluíram os inevitáveis ​​problemas de personalidade, pressões financeiras , fadiga pura , e o contra- impulso do outro lado", as montadoras se mudaram a plantas para vitimizar os ativistas do DRUM. Mais especificamente os ativistas do DRUM que tinham avançado na formação da organização depois de anos de trabalho em conjunto, acharam difícil se adaptar a uma nova situação:

                A situação surgiu de um grupo que queria continuar da maneira que tinha trazido sucesso no passado, com ênfase em recursos locais, enquanto que o outro queria também continuar da maneira que tinha trazido sucesso no passado, mas incluindo ativistas que não eram de Detroid politicamente testados. Cada um essencialmente estava contando com uma estratégia que já havia sucedido sem prestar atenção suficiente para os novos detalhes da dinâmica política em desenvolvimento.22

                No DRUM e no Partido dos Panteras Negras, o movimento negro tinha produzido alguns dos revolucionários e socialistas mais eficazes de duas gerações. Esses líderes tinham influência de massas real. Mas no final o movimento foi frustrado. O sistema provou ter mais flexibilidade e espaço para reformas do que os revolucionários acreditavam que era possível. Em parte, isso ocorreu porque o sistema lutou muito contra qualquer concessão. Mas, confrontado com a escolha de um verdadeiro desafio ao seu poder e da concessão de algumas reformas, os que estão no poder escolheram a segunda opção. Enquanto prendia, atormentava, exilava e assassinava setores mais radicais do movimento Black Power (como os Panteras Negras), a máquina do Partido Democrata se coloca na tarefa de cooptar a seção principal do movimento, com considerável sucesso.

                As rebeliões urbanas de 1967 e as perspectivas de atividades mais militante cutucou as máquinas do Partido Democrata, especialmente nos centros urbanos do Norte, para fazer concessões ao sentimento Negro. O comentarista radical Robert l. Allen explicou em 1969, "do ponto de vista liberal, algumas concessões devem ser feitas para que as rupturas futuras, como o motim 1967 sejam ser evitados". A eleição de políticos negros não mudaria as condições que negros viviam em sua jurisdição que, no entanto, "[N]egros deveriam ter a impressão de que o progresso estava sendo feito, que eles estavam finalmente sendo admitidos pela porta da frente ... a intenção é criar a impressão de movimento real enquanto movimento real é muito limitado para ser significativo "23

                Milhares de radicais negros perceberam a necessidade de romper com os democratas neste período, identificando a sua visão política com grupos radicais, como o Partido dos Panteras Negras e o DRUM. Mas forças poderosas trabalharam contra eles. Como a década de 1970 avançava, o boom econômico do pós-guerra diminuiu. Ele caiu em recessão em 1974-75. Isso fez com que as reformas ficassem mais difíceis de serem feitas, pois o governo procurou cortar despesas. O movimento viu suas oportunidades de ter compromissos de ganhos concretos, seus objetivos serem comprometidos também . Assim, o objetivo de transformar a sociedade a partir de abaixo deu lugar ao eleitoralismo no Partido Democrata.


1.       Philip S. Foner, ed., The Black Panthers Speak (Philadelphia: J.B. Lipincott, 1970), XVII.

2.       Ibid., XXI.

3.       “What We Want, What We Believe.”, October 1966 Black Panther Party Plataform and Program, reprinted in ibid, 1-4.

4.       Bush, We Are Not What We Seem,201.

5.       Philip Foner, Black Panthers Speak, 50.

6.       Ibid., 51.

7.       Ibid., 107

8.       Bobby Seale, Size the Time: The Story of the Black Panthers Party and Huey P. Newton (New York: Random House, 1968), 72.

9.       Jack Weinberg and Jack Gerson, “SDS and the Movement,” in Michael Friedman, ed. The New Left of the Sixties (Berkeley, CA: Independent Socialist Press, 1972), 180-228.

10.   Philip Foner, Black Panther Speak, 44.

11.   Ibid., XIII

12.   “Re: Counterintelligence Program/Black Nationalist Hate Groups,” Federal Bureau of Investigation Memorandum, May 4, 1968, 3-4.

13.   U.S. Senate, Select committee to Study Governmental Operations with Respect to Intelligence Activities, Summary Detailed Staff Reports on Intelligence Activities ande the Rights of Americans, final report, 94th Congress, 2nd sess., 1976, Book 3, 187-88.

14.   Ibis, 188.

15.   Ibid., 213-14.

16.   See Ward Churchilll  and Jin Vander Walls, eds., Agents of Repression: the FBI´s Secret Wars Against the Black Panther Party and the American Indian Movement. 2nd ed. (Cambridge, MA: South End Press, 2002), 98-99.

17.   Eldridge Cleaver, “One the Ideology of the Black Panther Party,” (San Francisco: Black Panther Party, 1970), available at http://www.etest.org/Politics/MIM/bpp/bppideology1970.html.

18.   Dan Georgakas and Marvin Surkin, Detroid I Do Mind Dying: A Study in Urban Revolution, 2nd ed. (Cambridge, MA: South End Press, 1988), 20.

19.   Bush, We Are Not What We Seem, 2008.

20.   Dan Georgakas, “Revolutionary Struggles of Black Workers in the 19960s,” International Socialist Review 22 (March-April 2002): 59-64.

21.   Ibid., 64.

22.   Ibid.

23.   Allen, Black Awakening, 139.

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